Guilherme Sampaio defende que as pessoas fiquem em suas casas, vivenciando seus momentos de oração. Foto: CMFor.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) classificou como “contrassenso absurdo” a defesa de alguns de seus pares na Câmara Municipal de Fortaleza que querem a abertura de igrejas e templos religiosos no período da Páscoa.

De acordo com ele, hospitais seguem lotados, sem capacidade de atendimento nas emergências ou disponibilidade de leitos de UTI.

“Com a necessidade de medidas urgentes para garantir o suprimento de oxigênio e de medicamentos auxiliares para a sedação necessária aos intubamentos, mais de 300 mil mortos no País, alguns ainda acham que é o momento de pressionar governos para o funcionamento de templos em meio a um lockdown”, criticou o petista.

Conforme mostrado pelo Blog do Edison Silva, alguns vereadores de Fortaleza querem abrir igrejas durante o período da Páscoa, respeitando os protocolos de segurança sanitária. O autor do projeto que torna os templos essenciais durante calamidade, o vereador Ronaldo Martins (Republicanos), pediu apoio ao presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), para sensibilizar o prefeito Sarto para regulamentar a Lei e permitir a abertura dos equipamentos durante a Semana Santa, uma das épocas mais importantes para o Cristianismo.

Vale ressaltar que o governador Camilo Santana estendeu o período de distanciamento mais rígido até o dia 4 de abril, data em que se comemora a Páscoa neste ano. Para Guilherme Sampaio, porém, o momento é para se estar dentro de casa, “nos preservando e ajudando os profissionais de saúde a salvar vidas, e fazendo nesse ambiente doméstico, com a própria orientação das igrejas, uma imensa corrente de oração”, disse.