Eleição de presidente e vice deverá ser realizada nesta quinta-feira (18). Fotos: ALECE.

Reviravolta nos bastidores da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará. Devido a um entrave sobre a formação do colegiado, a comissão foi a única que não elegeu presidente e vice durante a sessão plenária da última quinta-feira (11).

Isto ocorreu pelo fato de o deputado estadual Heitor Férrer (SD) ter reclamado, ainda no plenário, quando o presidente Evandro Leitão (PDT) anunciou os nomes que formariam a comissão, que o veterano parlamentar da oposição não mais estaria como titular, mas na suplência.

Ao mesmo tempo, Dra. Silvana (PL) afirmava que havia recebido da Presidência da AL o compromisso de que seria mantida na presidência da Comissão. Segundo ela, a Comissão de Seguridade Social e Saúde era a única que a interessava, e apenas se pudesse continuar na presidência.

Desde a sessão passada, as negociações seguiram e o PDT, com a maior bancada da Casa, demonstrou interesse em presidir o colegiado.

Assim, Silvana pediu para deixar a comissão, que deverá ser presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT), líder do bloco PDT/Cidadania/DEM na Casa. A eleição deve ocorrer na sessão desta quinta-feira (18).

A tendência é que Heitor Férrer retorne à comissão como membro titular, justamente na vaga deixada por Silvana. No entanto, com deputados chateados e interesses sendo discutidos a todo momento, resta aguardar o anúncio oficial dos membros do colegiado e a posterior eleição. 

Os demais titulares da comissão, anunciados na semana passada, são: Augusta Brito (PCdoB), Guilherme Landim (PDT), Lucílvio Girão (PP), Elmano Freitas (PT), Agenor Neto (MDB), Fernanda Pessoa (PSDB).