Mesa Diretora da Câmara Federal. Foto: Agência Câmara de Notícias.

Os deputados André Janones (Avante-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) lançaram oficialmente, nesta quinta-feira (14), suas candidaturas à presidência da Câmara Federal. A eleição para definir o comando da Casa no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Além de Janones e Marcel, os deputados Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP) e Capitão Augusto (PL-SP) também estão pedindo votos para o comando da Casa.

André Janones afirmou que, se eleito, sua primeira pauta será a prorrogação do auxílio emergencial.

Auxílio emergencial
“Faço um compromisso com essa nação, faço um compromisso com o povo, que se eleito for, presidente da Câmara, no mesmo dia das eleições, horas após ser eleito, está pautada as matérias que visam a prorrogação do auxilio emergencial. O Brasil não está quebrado”, disse Janones.

Janones destacou ainda que sua candidatura é a primeira candidatura à presidência da Câmara com o perfil popular e cobrou que os parlamentares escutem o povo brasileiro.

“É uma candidatura para marcar posição, que vai medir o nível de descolamento do Parlamento com o povo, até quando essa casa continuará de costas para o povo brasileiro?”, cobrou. “O povo é o patrão”, afirmou o deputado.

Perfil
André Janones é advogado e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É vice-líder do partido, já foi titular da Comissão de Seguridade Social e Família e integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o rompimento da barragem em Brumadinho. É autor de 23 projetos de lei, entre eles o que proíbe o aumento dos preços dos produtos da cesta básica no período da pandemia.

Prisão

Já Van Hattem afirmou que, além das reformas econômicas, está entre suas principais pautas o projeto que autoriza a prisão após decisão de segunda instância e o texto que acaba com o foro privilegiado.

“Temos a convicção que o Brasil merece mais. É por isso que nós estamos decididos a enfrentar esse grande, enorme, honroso desafio de uma candidatura à presidência numa eleição onde o que mais conta é a convicção de cada um dos parlamentares”, disse o deputado.

De acordo com o Van Hattem, sua candidatura representa uma terceira via na disputa pelo comando da Casa. Para ele, há espaço entre as bancadas para ganhar votos entre os parlamentares. Ele ressaltou que o partido está empenhado em construir pontes e melhorar a reputação da Câmara junto à sociedade. “Viemos para mudar a política e não para sermos mudarmos por ela”, defendeu.

Perfil
Marcel Van Hattem está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e deputado estadual. Van Hattem integrou a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI que investigou práticas ilícitas no BNDES. Em 2019, foi candidato à presidência da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.