Antes de concorrer à Presidência, Evandro Leitão foi líder do governo e 1º secretário da Assembleia. Foto: ALECE.

De estreante na Assembleia Legislativa à presidente da Casa em apenas seis anos. Nesta terça-feira (08), Evandro Leitão (PDT) deverá ser confirmado presidente do Legislativo estadual, onde concorrerá em chapa única. Em coletiva na tarde desta segunda-feira (07), o parlamentar falou de seus planos à frente do parlamento estadual e a vontade de aproximar a Assembleia da sociedade cearense.

Carreira política

Em seu segundo mandato como deputado estadual, Leitão acumula importantes funções na Casa legislativa. O parlamentar foi líder do governo Camilo Santana em seu primeiro mandato (2015-2018) e ocupou a 1ª secretaria da Mesa Diretora no biênio 2019-2020. Evandro Leitão foi também secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, na segunda gestão do ex-governador Cid Gomes (PDT).

Atuou ainda em comissões e conselhos estaduais que representam diversos setores da sociedade. É reconhecido pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club e, atualmente, como presidente do Conselho Deliberativo do time alvinegro.

Prioridades

Em seu primeiro pronunciamento como candidato único à Presidência da Assembleia, Evandro Leitão destacou o trabalho que pretende realizar à frente da Casa. Ele elogiou os feitos do atual presidente, José Sarto (PDT), e disse que dará continuidade aos projetos, buscando aproximar o Parlamento da sociedade.

“Inicialmente, vamos dar continuidade ao processo de retomada aos trabalhos dessa Casa Parlamentar, pós-período de pandemia. Retomada gradual, como está acontecendo. Segundo, aos demais projetos que o presidente Sarto implantou, a questão da acessibilidade; do Departamento de Saúde, que nós iremos terminar de implantar; a questão do concurso público e também, sobretudo, a aproximação do Parlamento com a sociedade”, afirmou.

Sobre essa aproximação, Leitão citou algumas medidas que deverá adotar na Presidência. “Temos hoje na Assembleia os nossos meios de comunicação, as nossas mídias sociais, e nós queremos estreitar cada vez mais essa relação (com a sociedade). Fazer uma live periodicamente, estreitando esses caminhos com a sociedade cearense, recebendo sugestões, inclusive, de proposituras, de projetos, para que possamos, cada vez mais, estar atendendo os anseios da população. É isso que ela espera de cada um de nós. Vamos seguir fazendo as Assembleias Itinerantes”, concluiu.

Perfil

Nascido em Fortaleza (CE), em 16 de abril de 1967, Evandro Leitão é servidor público da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Tem formação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.