Catadores são os beneficiários de programa do governo. Foto: Antônio Cruz/ABr – Agência Brasil.

O governador Camilo Santana (PT) enviou à Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei que torna o Auxílio-Catador uma política pública permanente de Estado.

Desta forma, a concessão do benefício social deixa de ser um programa apenas durante a pandemia do coronavírus e terá continuidade após o término do decreto de calamidade pública.

Nesse primeiro momento, são 1.342 catadores e catadoras de materiais recicláveis beneficiados, de 48 associações em 41 municípios. O valor corresponde a 1/4 do salário mínimo (R$ 261,25). A meta é ampliar o programa e beneficiar cada vez mais catadores de todos os municípios.

A medida mereceu elogios por parte do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT). “É o reconhecimento de um trabalho fundamental para o meio ambiente. Os catadores e catadoras são hoje os grandes recicladores de uma sociedade que ainda não aprendeu a dar uma correta destinação aos resíduos sólidos que ela produz”, exaltou.