Além de se chamarem Heitor e terem um sobrenome parecido, os dois candidatos também possuem semelhanças no número de suas legendas. Um utiliza o 17, e  o outro o 77. Foto: Miguel Martins/ALCE.

A Justiça Eleitoral concedeu liminar para que no prazo de 48h o candidato à prefeitura pelo PSL, Heitor Freire, inclua o sobrenome em sua propaganda eleitoral, sob pena de multa no valor diário de R$ 1 mil.

A decisão foi concedida após representação de Heitor Férrer, candidato à prefeitura de Fortaleza pela chapa SD/MDB. Na decisão liminar, o juiz eleitoral André Teixeira Gurgel afirma que a decisão para que Freire utilize o sobrenome no material de campanha tem a intenção de esclarecer o eleitor, visto que o candidato Heitor Férrer alega que a não utilização do sobrenome para diferenciar as os candidatos homônimos está causando prejuízo para sua candidatura.

Após a liminar, Heitor Férrer respondeu ao colega Freire, que havia ironizado sua reclamação sobre a utilização de apenas o primeiro nome na campanha. “Em resposta à imprensa, o deputado Heitor FREIRE, me perguntou se eu queria que ele se batizasse de novo. Longe de mim tamanha pretensão, que ele mude seu nome de batismo. O que eu quero é justamente o contrário, é que ele use seu nome de batismo assim como eu uso o meu”, afirmou Heitor Férrer.

Resposta

Após a decisão, o candidato do PSL publicou um vídeo em resposta a Heitor Férrer. Ele afirma que a campanha mal começou, mas que já está incomodando o que chamou de ‘velhos barões da esquerda’.

O prefeiturável segue não parecendo intimidado com o que o juiz eleitoral determinou. “Xará, ‘tá’ pra nascer ainda o cabra que vai me impedir de usar o nome que a minha mãe e o meu pai me deram. Eu acredito na Justiça, eu boto fé. Usou o Heitor”, acrescenta.

Freire faz ainda uma referencia a Férrer como um dos ‘donos do poder’. “Não tenho tenho sobrenome importante, mas tenho orgulho da minha origem. Os donos do poder como você, que estão aí faz tempo, não querem aceitar que agora é a hora é a vez do povo em Fortaleza”, afirma.