Presidente Sarto fez o anúncio na abertura da sessão remota desta quinta-feira (16). Foto: Reprodução.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT), anunciou na manhã desta quinta-feira (16), que a primeira sessão presencial, desde o início do decreto de isolamento social no Estado, deve ocorrer na próxima quinta-feira (23).

Para isso, além dos testes rápidos para coronavírus já realizados, deputados, assessores e servidores serão submetidos a exames de PCR nos próximos dias. A Casa também já dispõe de totens com álcool em gel, equipamentos de proteção individual e sinalização com informações sobre distanciamento social e informações preventivas.

De acordo com Sarto, a retomada gradual de atividades do Poder Legislativo acompanha a 4ª Fase do plano de flexibilização das medidas de isolamento social em Fortaleza. “Quando começamos a imaginar o retorno, várias datas foram propostas e a proposta que foi acatada pela maioria dos deputados e deputadas foi o retorno com a última fase (do plano de flexibilização)”, ressaltou.

Os exames de PCR serão realizados nesta sexta-feira (17), no sábado (18) e na segunda-feira (20) por agendamento. Farão o exame somente deputados, assessores e servidores diretamente ligados ao Plenário, pois, neste primeiro momento, a atividade presencial será restrita à realização de uma sessão plenária por semana.

Além disso, durante a sessão, as duas tribunas serão utilizadas pelos deputados presentes de forma alternada e haverá a higienização de cada uma após cada pronunciamento.

Grupo de risco

A sessão, conforme observou Sarto, adotará um modelo “híbrido”. Como há parlamentares que pertencem ao grupo de risco e alguns que até foram atestados com Covid-19, muitos deverão participar da sessão de forma remota. Para isso, os profissionais do Setor de Informática e Comunicação da Casa adaptaram o método de transmissões online, para que possa haver interação durante os debates da sessão.

“Deputados que por acaso estejam no grupo de risco ou que tenham comorbidades podem eventualmente participar da sessão de casa. Mas, se quiserem, podem vir à Assembleia participar (da sessão) do seu gabinete via internet”, enfatizou. Para preservar a segurança de todos, não será liberado, ainda na primeira fase, o acesso de visitantes. Servidores que integram grupos de risco continuarão em teletrabalho.

Ainda que a atividade presencial seja restrita à sessão plenária, o parlamentar reforçou a importância de todos continuarem cumprindo as recomendações sanitárias. “A gente sabe que todo mundo tá nessa quarentena em casa e que tem uma ansiedade natural para se aglomerar, rever amigos, rever família, rever irmãos, até rever adversários. Porque tudo isso é muito natural, o ser humano é um ser social. Mas a gente pede a compreensão para que, nesse primeiro momento, a gente possa obedecer, evitar aglomerações”, destacou.

Procedimentos

O deputado pontuou também que a sede da Casa está passando por novo processo de sanitização, medida que já havia sido adotada no início da pandemia. Além disso, foram adquiridos equipamentos de medição de temperatura que ajudarão no controle de acesso às dependências da Assembleia.

O presidente anunciou também que o espaço que fica na lateral direita do plenário, que regularmente abriga os estudantes que participam do projeto “O Parlamento e sua História”, será convertido em um ambiente direcionado para os profissionais de imprensa, que se somará à Sala de Imprensa, à esquerda. Haverá ainda um local exclusivo para a realização de entrevistas, seguindo as orientações de distanciamento.