O prefeito de Fortaleza durante sessão não deliberativa com todos os vereadores da Capital. Foto: Reprodução/Zoom.

O prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT de Fortaleza, iniciou uma série de debates com seus aliados na Câmara Municipal de Fortaleza, no último sábado (20), onde o tema principal foi o pleito eleitoral deste ano na Capital cearense. Na condição de dirigente partidário, ele afirmou para seus pares, membros da sigla pedetista, que desta vez quer participar mais ativamente das discussões na legenda como coordenador geral das eleições pelo grêmio.

O primeiro encontro foi realizado com os 16 vereadores do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza. No entanto, conforme ficou acertado, outra reunião deve ser realizada na próxima semana, dessa vez com todos os membros do partido que são pré-candidatos a vereador pela legenda. Segundo informações de parlamentares que estiveram no encontro, a intenção é que, na convenção partidária, a sigla apresente chapa cheia com 65 membros.

A reunião deixou alguns vereadores animados e outros nem tanto, visto ainda temerem ser atingidos pelo pleito de novos nomes oriundos do Governo Municipal, que são apontados como pretensos candidatos com maior potencial de votos. Além de Roberto Cláudio e dos vereadores pedetistas, participaram da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Marcelo Pinheiro, e o coordenador de Articulação Política da Prefeitura, Francisco Barroso Rodrigues.

Segundo Roberto Cláudio, afirmaram integrantes do encontro, de acordo com pesquisas internas, o governador Camilo Santana está com quase 80% de avaliação positiva com relação às ações contra a pandemia de coronavírus, enquanto ele, Roberto Cláudio, se encontra com 74%. Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, é avaliado com menos de 20%.

Essa foi a primeira reunião de Roberto Cláudio com foco nas eleições municipais deste ano. A próxima é com todo o time do PDT. Em seguida, ele pretende se reunir com membros de partidos da base aliada. De acordo com as projeções feitas pelo prefeito, apesar de seu partido ter, atualmente 16 representantes na Câmara Municipal de Fortaleza, somente 11 devem ser eleitos no pleito de outubro próximo. Com um pouco mais de otimismo, ele acredita que até 12 possam ter êxito.

“Fake news”

Nos próximos meses o prefeito deve dar ênfase às últimas obras de seu segundo mandato, o que alguns vereadores acreditam que possa alavancar ainda mais o nome de Roberto Cláudio como principal representante pedetista na Capital. Ele deve gravar vídeos com aqueles parlamentares que solicitaram determinadas intervenções em seus bairros, conforme se comprometeu durante reunião.

“Ele está confiante no projeto, embora a prioridade no momento seja a pandemia. Na hora em que entrar no debate, a gente vai ter muito argumento para desfazer todas as fake news que foram construídas durante este momento”, confessou um dos participantes da reunião. “Ele nos garantiu que vai coordenar pessoalmente as eleições do PDT. Disse isso de forma muito clara, que vai priorizar a nossa campanha”, disse outro que estava presente.

Fortaleza

Além de expor suas ideias, o prefeito também ouviu algumas críticas daqueles que estão preocupados com a possibilidade de não reeleição. Outro que falou durante o encontro foi o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, que se mostrou receptivo com as demandas de seus pares.

A próxima reunião deve abranger mais pessoas, inclusive, aquelas que os vereadores desconhecem como pretensas candidatas. Só a partir daí eles terão uma noção do potencial de voto de cada um. “Hoje ninguém sabe quem são os candidatos. Mas temos candidatos mais do que o suficiente. Tem muita gente que vai colocar seu nome apenas para ajudar. Mas nunca se sabe, né?”, questionou um dos participantes do encontro.