“A gente trabalha com a possibilidade de eleição de 11 ou 12, podendo chegar a 13”, afirma Iraguassú Filho. Foto: CMFor.

O encontro do prefeito Roberto Cláudio com os vereadores do PDT, no fim de semana, ainda está repercutindo nos bastidores da política local. Alguns pedetistas estão preocupados em não ser reeleitos para um novo mandato, devido a presença de nomes novos com maior potencial eleitoral.

De acordo com o líder do partido na Câmara de Fortaleza,  Iraguassú Filho, o partido trabalha com a possibilidade de eleição de 11 a 12 parlamentares da agremiação.

Atualmente, a sigla conta com 16 vereadores na Câmara Municipal.  No próximo fim de semana o partido deve reunir, através de videoconferência, os 52 pré-candidatos da legenda que se colocaram para a disputa, mas ainda não discutiram as eleições.

A reunião deve ser conduzida por Iraguassú e pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique. A presença de Roberto Cláudio ainda não foi confirmada.

Roberto Cláudio inicia diálogos com vistas às eleições em Fortaleza e vai coordenar candidaturas do PDT

De acordo com o líder da legenda na Câmara, o processo de discussão eleitoral já se iniciou no PDT e vai ser dividido com as discussões sobre a pandemia do coronavírus, visto que o pleito eleitoral está cada vez mais próximo.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, já sinalizou que deve manter as datas para realização das convenções partidárias, que estão marcadas para iniciarem no dia 20 de julho e seguirem até dia 05 de agosto.

Sobre a reunião com o prefeito, Iraguassú destacou que o encontro foi positivo uma vez que o prefeito reforçou a segurança junto aos pretensos candidatos. No entanto, para ele a possibilidade de eleição de todos os atuais vereadores é improvável. “Os 16 não vão ser reeleitos, porque temos nomes fortes que estão surgindo. A gente trabalha com a possibilidade de eleição de 11 a 12 vereadores podendo chegar até a 13”, disse.

Alguns nomes pedetistas que preocupam os atuais vereadores são: o ex-coordenador da causa animal no Ceará, Marcel Girão; o ex-assessor especial de coordenação política, Lúcio Bruno; o ex-secretário de Juventude, Júlio Brizi; o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Mosiah Torgan, dentre outros.

Oposição

O prefeito, porém, deixou claro que os vereadores de mandato terão prioridade no partido, assim como aconteceu em 2018, no caso dos deputados federais que tentaram reeleição. O encontro do último sábado (20) contou com as presenças de 15 pedetistas, e teve duração de quase quatro horas.

Como membro da executiva municipal, o parlamentar defende que o nome da legenda para a disputa majoritária seja apresentado o quanto antes, visto que alguns pré-candidatos de oposição são conhecidos do eleitorado. Ele citou, por exemplo, os pretensos postulantes Capitão Wagner (PROS), Luizianne Lins (PT) e Renato Roseno (PSOL), que já foram testados nas urnas em pleitos passados.

Desconhecido

“Se as eleições forem adiadas, eu defendo que se defina o nome o quanto antes. Podem até citar que o nome do governador Camilo Santana foi escolhido em cima da hora, mas são momentos distintos. Se escolherem um nome desconhecido, teremos dificuldades em apresentá-lo para a população. Se for um nome conhecido, é preciso divulgar mais a competência gerencial do escolhido”, disse Iraguassú.

Quem são os vereadores do PDT na Câmara de Fortaleza?

Antônio Henrique

Adail Júnior

Carlos Mesquita

Evaldo Costa

Dr. Porto

Eron Moreira

Raimundo Filho

Paulo Martins

Mairton Félix

Gardel Rolim

Ziêr Férrer

John Monteiro

Didi Mangueira

Elpídio Nogueira

Iraguassú Filho

Renan Colares