Helena já foi assessora de Roseno. Agora quer disputar internamente com ele. Foto: Divulgação.

Correntes internas e militantes independentes do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL,  apresentaram o nome da escritora Helena Vieira como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. Ainda vão acontecer debates para definir oficialmente o nome que vai representar o PSOL na disputa ao Paço Municipal este ano.

Helena é uma alternativa da agremiação ao nome do deputado estadual Renato Roseno, que até então era a única aposta da legenda para o pleito deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do partido, não há divisões internas nesse sentido, e a disposição de Helena Vieira se apresenta como reforço para a composição da chapa ao lado de outros nomes representativos. “Elegemos, nos últimos pleitos candidaturas jovens, negras, de mulheres e LGBTs, que, na atual conjuntura, revelam e assumem o protagonismo no combate ao fascismo e na defesa da classe trabalhadora e das multidões de sujeitos subalternizados e pauperizados”, frisa.

No entanto, segundo informações de nomes da legenda, há uma disposição do partido em se alinhar com partidos de esquerda na disputa eleitoral deste ano, em especial com correntes ligadas ao PCB, UP, PCdoB e PT. No entanto, há quem defenda que o grêmio não abra mão da candidatura própria em Fortaleza.

O também pré-candidato Renato Roseno concorda que mais nomes sejam apresentados dentro do partido para a disputa na Capital cearense. Segundo ele, isso demonstra que o partido está mobilizado para as eleições municipais deste ano. “Acho ótimo. A grande maioria do PSOL está mobilizada por uma candidatura própria. Seja qual for o nome, teremos nome. Isso para mim é o ponto de partida”, disse ao Blog do Edison Silva.

Bolsonarismo

Em nota, o partido afirma que o manifesto de lançamento da pré-candidatura de Helena reforça a posição de que a legenda deve ter candidatura própria no pleito municipal de 2020 “como tática acertada para cumprir a tarefa de enfrentamento ao Bolsonarismo e para mirar com mais força no projeto de ocupação da Câmara de Vereadores”.

Segundo Helena, o PSOL é, neste momento, quem tem as melhores condições de apresentar à sociedade um projeto político de esquerda e verdadeiramente emancipatório. Ela é militante dos direitos humanos, ativista trans, escritora, estudou Gestão de Políticas Públicas (USP) e foi assessora no mandato de Roseno na Assembleia Legislativa.