Canal da transposição das águas do Velho Chico, obra esperada há anos no Ceará. Foto: Divulgação.

O Ceará receberá nos próximos dias, ainda em forma de testes, as primeiras águas da Transposição do Rio São Francisco. A informação foi repassada ao Blog do Edison Silva pelo presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT).

A previsão chegou a ser antecipada para o final de maio passado, mas a engenharia alegou um pequeno erro de cálculo transferindo as expectativas para junho, como acreditava-se anteriormente que seria.

Guilherme Landim afirmou que esteve no reservatório de Milagres/PE, o último antes da chegada ao Ceará, que fica localizado entre os municípios pernambucanos de Salgueiro e Verdejante. “Já está (o reservatório) com mais de 70% da sua capacidade e a previsão é que, nos próximos dias, possivelmente neste final de semana, iniciarem alguns testes de passagem de água para o Estado do Ceará”, disse.

O cronograma oficial é que as águas cheguem ao Ceará até o final de junho, com abertura da compota do reservatório de Milagres/PE para entrar no Estado do Ceará pelo município de Penaforte, chegando através dos canais ao primeiro reservatório em solo cearense, no município de Jati. “Nós vamos continuar acompanhando. Estaremos lá, neste final de semana, para acompanhar esses testes e esperamos que, dando tudo certo, na segunda quinzena de junho, a água comece de fato a chegar ao Estado do Ceará”, concluiu o parlamentar.