Após chegarem ao reservatório de Jati/CE, as águas do Rio São Francisco seguem pelo canal Cinturão das Águas até o Açude Castanhão. Foto: Divulgação.

Apesar de o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ter afirmado nesta terça-feira (19) que as águas do Rio São Francisco devem finalmente chegar ao Ceará em junho próximo, informações extra-oficiais dão conta de que as águas devem chegar ao reservatório de Jati/CE já na semana que vem.

A informação foi repassada ao Blog do Edison Silva pelo presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT).

O ministro Marinho afirmou ainda, em vídeo divulgado pelo deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE), que o presidente Bolsonaro deve vir ao Ceará em junho, justamente devido à chegada das águas ao Estado.

Andamento da obra

Guilherme Landim adiantou que as águas já estão enchendo o último reservatório antes de chegar ao Ceará, em Salgueiro/PE. “Deve estar terminando o seu enchimento agora. A partir daí as águas já estão prontas para chegar ao Estado do Ceará”, disse o deputado ao Blog.

O parlamentar explicou que o trecho entre Salgueiro/PE e Jati/CE ainda está em obras, mas a empresa responsável informou que não haverá impedimento algum da passagem dessas águas. “O reservatório de Jati já está pronto, e nós esperamos agora que esse último prazo seja cumprido e essas águas possam chegar ao Estado do Ceará”, acrescentou.

Cinturão das Águas

Guilherme Landim informou ainda que, enquanto tudo isso ocorre, o trecho emergencial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) – Lote I e II -, que levará as águas de Jati até o Açude Castanhão, está em fase de finalização das obras, também já estando pronto para a passagem das águas.

“Portanto, enchendo o reservatório de Jati, com as águas da Transposição, já estariam prontos os 53 primeiros quilômetros do CAC, para que essas águas pudessem ir até o Açude Castanhão”, afirmou o deputado.

Trechos III e IV

Guilherme trouxe ainda outra boa nova, que com o recente repasse de R$ 41 milhões feito para o Cinturão no mês de maio, existe uma perspectiva muito boa de que as obras do Cinturão das Águas não sejam mais paralisadas. “A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará já planeja a volta das obras dos trechos III e IV do CAC, para que essa obra tão importante possa continuar e levar água para outras regiões do Estado”, concluiu o Guilherme Landim.