O grupo no Ceará é composto desde aqueles que defendem cegamente todas as pautas do presidente, como os que têm em comum apenas o eleitorado. Foto: Divulgação.

Apesar de ser majoritariamente criticado por políticos cearenses, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), possui alguns adeptos de suas políticas no Ceará. No Senado e na Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza, parlamentares que vez por outra discutem com a base governista local, aguardam com ansiedade a vinda do chefe do Executivo ao Estado, prevista para acontecer no próximo sábado (20).

Conforme publicado no Blog do Edison Silva, o presidente informou na terça-feira ((9) que viria ao Ceará para inauguração de obras do canal da transposição do Rio  São Francisco. Durante reunião ministerial, ele disse que deve vir ao Estado em 20 de junho e ressaltou a importância da segurança hídrica quando o tema é desenvolvimento econômico. “Após 500 anos de Brasil, vamos em 20 de junho ao Ceará comemorar a chegada das águas do São Francisco àquele Estado”, afirmou o presidente.

No início do mês, o deputado Guilherme Landim (PDT), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco na Assembleia Legislativa do Ceará, já havia adiantado ao Blog que as águas chegariam ao Ceará neste mês de junho.

Bolsonaristas

Mas quem são os políticos locais que defendem as políticas implementadas por Bolsonaro no País. Na Câmara Federal, pelo menos três nomes se destacam: os deputados Dr. Jaziel (PL), Heitor Freire (PSL) e Capitão Wagner (PROS). Dos três, porém, somente Jaziel tem dado ênfase à defesa da atual gestão do presidente, seja em suas redes sociais ou através de pronunciamentos e entrevistas concedidas, em que defende todas as ações do Governo sem qualquer contestamento.

Heitor Freire, apesar de Bolsonaro ter se distanciado dele, desde o caso do vazamento de áudio entre os dois, segue como fiel escudeiro do presidente, conforme confessou ao Blog do Edison Silva. “Integro a base aliada do presidente Bolsonaro, defendendo as pautas da direita conservadora. Mesmo integrando a base aliada, não concordo incondicionalmente ou sem questionamentos com todas as decisões e atitudes do presidente”, disse.

Já Capitão Wagner tem uma ligação até certo ponto com Bolsonaro. Defensor da pauta conservadora, o parlamentar se alinhou a Bolsonaro quase que por osmose, uma vez que seu eleitorado é predominantemente de pessoas que votaram e ainda apoiam a gestão atual. No entanto, o grupo político de Wagner não se sente muito à vontade quando é apontado como aliado de todas as pautas do bolsonarismo.

Isso tem acontecido com mais frequência na Câmara Municipal de Fortaleza, quando os vereadores Márcio Martins, Julierme Sena e Sargento Reginauro, todos do PROS, são confrontados por aliados do prefeito Roberto Cláudio que insistem em dizer, quase que em todas as sessões da Casa, que o trio defende a pauta do Governo Bolsonaro. Recentemente, Sargento Reginauro chegou a confirmar que seu grupo votou em Bolsonaro, e que eles não escondem isso.

Barrados

Na sexta-feira (12), os três vereadores foram barrados ao forçar uma entrada no hospital de campanha erguido no Estádio Presidente Vargas. Eles queriam fazer filmagens no local e checar se os leitos estavam sendo, realmente, ocupados, isso um dia após o presidente Bolsonaro sugerir, em live realizada em suas redes sociais, que seus seguidores fizessem isso.

Ainda na Câmara Municipal de Fortaleza, Priscila Costa (PSC) é uma das principais defensores do Governo Federal. A parlamentar tentou ingressar no Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro tentou criar sem sucesso. Marcelo Lemos (PSL), apesar de fazer parte da base governista de Roberto Cláudio, também é defensor de Bolsonaro. Vez por outra faz a defesa do presidente quando das críticas feitas por vereadores aliados do Governo Municipal.

No Senado Federal,  o único parlamentar cearense que tem proximidade com Bolsonaro é Eduardo Girao, do Podemos. Aliás, ele foi eleito na onda bolsonarista, em 2018, desbancando,.inclusive,  Eunicio Oliveira (MDB), à época presidente do Congresso Nacional.

Assembleia Legislativa

No entanto, é na Assembleia Legislativa onde se encontram os principais defensores de Bolsonaro no Ceará. André Fernandes e Delegado Cavalcante, ambos do PSL, em praticamente todas as sessões da Casa em que eles participam, fazem questão de frisar algum feito do Governo Federal ou rebater ponderações feitas por outros parlamentares contra o presidente. Os dois, inclusive, têm participado de diversos eventos com a presença de Jair Bolsonaro, em Brasília, mesmo durante a pandemia de coronavírus, o que tem sido repudiado por outros parlamentares do Legislativo Estadual.

Por ser casada com Dr. Jaziel, e ser próxima dos ministros Damares Alves (Direitos Humanos) e Abraham Weintraub (Educação), a deputada Silvana Oliveira é outra que, nos últimos meses, tem feito defesa cada vez mais constante das ações do Governo Federal. Em uma eventual visita de Bolsonaro ao Ceará, é certo que Silvana, Dr. Jaziel, André Fernandes e Delegado Cavalcante, farão questão de participar da visita.

Outros deputados federais do chamado Centrão tem proximidade com a gestão, ainda mais agora que o presidente da República tem tentado aproximação com esses parlamentares. Fazem parte deste grupo: Domingos Neto (PSD), AJ Albuquerque (PP), Júnior Mano (PL) e Moses Rodrigues (MDB). Podem ser assim considerados mais moderados quanto à gestão Bolsonaro, mas a tendência é de maior alinhamento nos próximos meses.

Bolsonaristas no Ceará

Senado – Eduardo Girao

Câmara Federal – Dr. Jaziel, Heitor Freire, Capitão Wagner, Vaidon.

Assembleia Legislativa – André Fernandes, Delegado Cavalcante, Silvana Oliveira, Soldado Noelio.

Câmara Municipal de Fortaleza – Márcio Martins, Sargento Reginauro, Julierme Sena, Priscila Costa, Marcelo Lemos.