Proposição é de José Airton Cirilo (PT). Foto: Agência Câmara.

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 1341/2020, de autoria do deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT), que dispõe sobre a redução em 50% do valor do botijão de gás para famílias de baixa renda, desempregados, micro e pequenas empresas, hospitais públicos e instituições de saúde filantrópicas, durante o estado de emergência sanitária em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

O parlamentar justifica a proposição, afirmando que a humanidade enfrenta uma crise global, a pandemia do coronavírus, que afeta não apenas nossos sistemas de saúde, mas nossa economia e politica. “Sendo assim, faz-se necessário ter políticas públicas de apoio aos setores mais carentes e vulneráveis da população, por isso uma das medidas de maior importância para diminuir o custo da alimentação será a redução do botijão de gás”, afirmou.

Para o deputado, a medida viria ajudar a população que tem sofrido com a questão econômica e o fechamento de diversos estabelecimentos durante a pandemia. “Com os programas de apoios de auxílio de renda emergencial essa medida de redução do valor do botijão de gás contribui de forma a amenizar a situação de empobrecimento da população mais carente do país além de ajudar de forma necessária os hospitais públicos e instituições filantrópicas na alimentação dos pacientes e trabalhadores na área da saúde”, concluiu.

No Ceará, já é lei desde o início de abril deste ano, a autorização ao Governo do Estado a adquirir e a distribuir gás em botijão às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.