Deputado Evandro Leitão preocupado em evitar pessoas com doenças crônicas em aglomerações durante a pandemia. Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil.

Uma proposta que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (21), determina que a Secretaria da Saúde apresente um plano de ação temporária para a entrega regular de remédios para pessoas portadoras de doenças crônicas atendidas pelo Sistema Único de Saúde em todo o Estado.

O objetivo do projeto de Lei é, de acordo com o autor, deputado Evandro Leitão (PDT), garantir o fornecimento e evitar aglomerações. “Uma das prevenções à proliferação da Covid-19 é justamente evitar o contato humano, principalmente com pessoas desconhecidas”, afirma o parlamentar, justificando a proposição.

Dentre as medidas, está a transferência das farmácias dos postos de saúde para outros equipamentos públicos; viabilizar a entrega em domicílio dos medicamentos aos pacientes; autorizar que parentes de primeiro ou segundo grau possam buscar os remédios com procedimento seguro de identificação; ampliar a quantidade para que a distribuição seja trimestral e não mais mensal; e garantir a logística por meios virtuais (telefone, e-mail, aplicativos).

“Queremos que os portadores de doenças crônicas fiquem em casa o máximo possível, já que eles podem ser afetados de forma agressiva pelo coronavírus”, declara Evandro Leitão.