Iniciativa foi sugerida pelo prefeito Roberto Cláudio em videoconferência com vereadores. Foto: Ascom/PMF.

Outrora utilizados apenas para uso de “jingles” em tempos de eleições, os carros de som de políticos voltaram a dar o ar da graça pelas ruas de Fortaleza. No entanto, dessa vez o motivo é mais nobre, e tem como finalidade alertar a população sobre os perigos do novo coronavírus e a importância do isolamento social.

De acordo com os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, o uso do carro de som faz parte da estratégia de conscientização da população para o controle da pandemia. “A comunicação é uma ferramenta importante para a propagação de informações relevantes. Com o número crescente de casos da doença no Ceará, e, principalmente, na cidade de Fortaleza, os poderes Executivo e Legislativo uniram forças na conscientização da população”, informa a Casa.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza e Câmara Municipal de Fortaleza colocaram carros de som circulando nas periferias da cidade, a pedido do prefeito Roberto Cláudio. A mensagem alerta sobre a situação, com dicas de prevenção, dentre elas: a utilização de máscara e o distanciamento social entre as pessoas. O combate ao coronavírus é uma luta de toda a sociedade.

“Os carros de som são importantes no processo de levar orientação aos locais mais distantes da cidade. Espaços onde muitas vezes a população não tem muito acesso à informação e, neste momento, fazemos o nosso papel que é o de conscientizar os cidadãos sobre a pandemia em nossa cidade”, ressaltou o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Para o vice-presidente da Mesa Diretora, Adail Júnior (PDT), “o carro de som é mais um meio de comunicação, que nós vereadores possuímos, através da nossa mensagem, ressaltamos a importância de todos obedecerem às medidas de prevenção e isolamento social”.

Já Raimundo Filho (PDT) destaca que muitos parlamentares são moradores da periferia de Fortaleza, e por isso se faz importante a utilização deste tipo de equipamento para conscientizar as pessoas a ficarem dentro de suas casas. “É um excelente meio de comunicação entre o mandato do vereador e o povo”, disse o pedetista.

A campanha preventiva da Câmara de Fortaleza reforça a luta do fortalezense contra um vírus altamente transmissível e o papel de cada um na contenção da doença na cidade. Na mensagem, o Legislativo ressalta a importância do isolamento social e alguns informes sobre sintomas e quando e onde procurar atendimento médico.

“Nesse momento é muito importante que você fique em casa e só saia se for muito necessário. Uma pessoa infectada pode transmitir doença para várias pessoas, por isso preste atenção aos sintomas como: tosse, coriza, febre alta e falta de ar. O coronavírus é muito perigoso principalmente para o grupo de risco. Se você é obeso, tem alguma doença crônica como diabetes ou pressão alta ou tem mais de 60 anos, procure imediatamente a UPA mais próxima da sua casa se tiver qualquer sintoma. Preste atenção nessas dicas para se prevenir do coronavírus: lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e evite tocar nariz, olhos e boca. Fique longe das multidões quando for sair de casa, não se esqueça da máscara e mantenha pelo menos dois metros de distância das pessoas. Fique ligado para não espalhar notícias falsas, quer saber mais informações ligue a qualquer momento para o telefone 0800-275-1475. Câmara Municipal de Fortaleza a nossa voz, nossa Fortaleza”.

Com informações da CMFor.