O grupo do Colégio de Líderes partidários se reuniu através de videoconferência. Foto: CMFor.

O Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Fortaleza reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13), através de videoconferência, para definir novas medidas da Casa no enfrentamento ao coronavírus na Capital cearense. Entre as ações, foi definido que será elaborado um Ato da Mesa Diretora que faculta a doação de parte dos salários dos parlamentares para o Fundo Municipal de Saúde.

O valor, determinado por cada vereador, voluntariamente, será destinado para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da rede municipal de saúde. “É uma importante medida para a Câmara Municipal continuar contribuindo para o fim dessa epidemia. Vamos normatizar essas doações, por desconto de salários, através de Ato da Mesa Diretora”, disse o presidente da Mesa Diretora, o vereador Antônio Henrique (PDT).

De acordo com ele, no mês de abril, esse desconto será destinado para compra de EPIs para os profissionais da saúde. Caso a crise perdure, ele salientou que será debatido o destino da verba para o mês seguinte. Durante a reunião, os parlamentares demonstraram preocupação com os casos da Covid-19 que foram confirmados na periferia da Capital.

O grupo sugeriu ainda que os vereadores que possuem carros de som, coloquem esses equipamentos a serviço das comunidades em que atuam, para reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus, levando orientações à população. Os vereadores discutiram também medidas de combate a disseminação de fake news, que prejudica as ações do Poder Público no combate a essa crise.

Os membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus aproveitaram a reunião para atualizar os demais vereadores sobre as atividades do grupo destacado pela Câmara Municipal para monitorar as medidas de prevenção e tratamento contra a Covid-19.

Participaram da reunião os vereadores: Esio Feitosa (PSB), Plácido Filho (PSDB), Iraguassú Filho (PDT), Larissa Gaspar (PT), Libânia (PL), Evaldo Lima (PCdoB), Cláudia Gomes (DEM), Idalmir Feitosa (PSD), Casimiro Neto (MDB), Kátia Rodrigues (Cidadania), Emanuel Acrízio (vice-líder – PP), Odécio Carneiro (SD).

Está tramitando na Casa um projeto de Indicação de autoria do vereador Julierme Sena (PROS) que sugere que os parlamentares de Fortaleza reduzam parte de seus subsídios por conta do período de pandemia devido o coronavírus. A proposta é tida sem efeito pelo presidente da Casa, Antônio Henrique, uma vez que trata-se apenas de uma sugestão. Os projetos de Indicação, como o nome diz, são sugestões do Legislativo ao Executivo, que os implementa caso sinta necessidade.

Com informações da Ascom/CMFor.