Queiroz Filho preside a Comissão de Educação da Assembleia. Foto: Reprodução.

Presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Queiroz Filho (PDT), enviou um ofício ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) solicitando informações sobre quais medidas estão sendo tomadas sobre o valor das mensalidades durante a suspensão das aulas escolares presenciais em virtude da pandemia pelo coronavírus.

“É primordial a manutenção das matrículas escolares de todos os alunos da rede de ensino. Entretanto, durante esse momento desafiador, a renda das famílias sofrerão impactos significativos. Não podemos também esquecer da importância de garantir que as escolas tenham condições de manter o emprego de professores e demais funcionários. Por isso solicitamos informações no sentido de avaliar quais medidas estão sendo tomadas a respeito da cobrança da mensalidade”, disse o deputado.

O parlamentar também destacou que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Legislativas de todo o país, proposições no sentido de reduzir proporcionalmente o valor das mensalidades durante o período de quarentena.

“É natural a diminuição de parte dos custos que as instituições terão com despesas de energia, água, gás, alimentação, insumos, mão de obras, entre outras”, explica Queiroz Filho. Na Assembleia Legislativa, como o Blog do Edison Silva noticiou, dois projetos de Lei pedem a diminuição dos valores das mensalidades das escolas particulares durante o período de isolamento social no Estado.

O presidente do Sinepe-CE, Airton de Almeida, afirmou ao deputado Queiroz Filho que esta é a medida mais efetiva para encontrar as melhores soluções e que o Sindicato está analisando as medidas a serem adotadas, de acordo com cada instituição.