Heitor Freire, ao centro, chegou a se colocar como pré-candidato, mas partido vai apoiar Wagner. Foto: Divulgação.

O Partido Social Liberal (PSL), uma das maiores bancadas na Câmara Federal, fechou questão e vai apoiar a candidatura de Capitão Wagner (PROS) a prefeito de Fortaleza, nas eleições municipais deste ano. A confirmação, porém, só deve ser feita em junho próximo, quando todas as diretrizes da aliança tiverem concluídas.

O presidente estadual do PSL, o deputado federal Heitor Freire, chegou a colocar seu nome para a disputa em Fortaleza. No entanto, a direção nacional já sinalizou que o apoio será dado a Capitão Wagner já no primeiro turno das eleições municipais. O diálogo foi todo construído entre o postulante ao cargo máximo da gestão pública em Fortaleza e o comando nacional do partido.

Ao Blog do Edison Silva, Freire reafirmou que o PSL, até o momento, sairá com candidatura própria, e que ele é o pré-candidato. No entanto, não é isso que está sendo acertado em Brasília.

Com o apoio do PSL, Wagner pretende ter, ao seu lado, o maior tempo de propaganda possível para fazer frente ao candidato do Governo, que terá apoio das principais legendas do Estado. Além do PSL, o pré-candidato tem, por enquanto, apoio do Republicanos, Avante, PSC, Podemos e PROS. Outras duas legendas menores tendem a fechar apoio a Capitão Wagner, o que também só deve ser confirmado em meados do próximo mês.

Eleições

No entanto, o maior trunfo do postulante foi ter conseguido diálogo com a sigla liberal, que tem envergadura desde 2018, quando elegeu a segunda maior bancada da Câmara Federal, na esteira da popularidade do presidente Jair Bolsonaro. PSL, Republicanos e Podemos disputam entre si o nome que deve estar na chapa majoritária, como candidato a vice-prefeito.

Atualmente, na Capital cearense, o PSL possui apenas um vereador, Marcelo Lemos, que faz parte da base de sustentação do prefeito Roberto Cláudio. No entanto, isso tende a mudar com a aproximação das eleições municipais. Ao parlamentar será solicitada uma postura de maior independência ou até mesmo de oposição à gestão atual, que deve lançar uma candidatura à sucessão no Paço Municipal.

Alianças

Além de Fortaleza, o PROS está buscando construir alianças com essas siglas em outros municípios, como Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e outras cidades menores. Nessas regiões, é provável que haja um alinhamento também com o PSDB, visto a proximidade de algumas lideranças da sigla tucana com o presidente estadual do PROS, o deputado federal Capitão Wagner.