O então governador do Ceará, Cid Gomes, e o tenor Plácido Domingo. Foto: Divulgação.

O ex-governador e hoje senador do Ceará, Cid Gomes (PDT), foi condenado, em primeiro grau, pela 12ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, a ressarcir aos cofres Estado, por ter contratado o tenor espanhol Plácido Domingo, em 2012, para inauguração do Centro de Eventos do Ceará.

Além do pedetista, outros nomes estão no processo, como o então chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, hoje secretário de Turismo do Governo Camilo Santana. A decisão da Justiça cabe recurso.

Cid e seus secretários foram alvos de uma ação cível pública – integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará moveram uma ação popular – por ter contratado o tenor sem licitação. Na ocasião, o cachê e gastos em geral com o evento foram da ordem R$ 3,5 milhões. Somente o buffet custou R$ 593 mil em um show para pouco mais de 2 mil pessoas convidadas.

Em sua defesa, Cid Gomes apontou que o Tribunal de Contas do Estado do Ceará entendeu que não houve lesão ao erário com o evento. Além disso, sustentou que o show não feriu a moralidade pública.

E o artista espanhol foi contratado por “inexigibilidade de licitação” por ter um empresário exclusivo.