Durand não costuma falar em plenário com grande assiduidade. Foto: ALECE.

O deputado David Durand (Republicanos) informou na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (10), que voltou a protocolar projeto de Lei que obriga estabelecimentos de tratamento de saúde a informarem atendimentos realizados em crianças e adolescentes em decorrência do consumo de álcool e outras drogas.

Em raro pronunciamento no Plenário, o parlamentar lembrou que já apresentou o projeto duas vezes na Casa. “Esse projeto, se debatido e transformado em lei, pode salvar muitas vidas, o futuro de muitos adultos. O Estado e mesmo a família não podem faltar de forma alguma com essa responsabilidade”, disse.

O deputado lamentou o crescimento dos casos de dependência química e vício em álcool, condições que, segundo ele, destroem famílias, tornam os profissionais improdutivos, causam acidentes de trânsito e acentuam os casos de violência doméstica.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) elogiou a iniciativa de David Durand e o tom do discurso. “No silêncio e sem o exagero de muitos, demonstra uma grande preocupação social”, afirmou.

Para Hugo, o Plenário não deve deixar passar em branco qualquer proposta que verse sobre a prevenção, a desintoxicação e a ressocialização de dependentes químicos.