Vereadores aguardam consolidação dos números em maio. Foto: CMFor.

A informação repassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de que quase 374 mil títulos de eleitor foram cancelados em Fortaleza pegou muitos vereadores da Câmara Municipal de surpresa. Com o cancelamento de um número expressivo de cadastros eleitorais, os parlamentares, que disputarão reeleição neste ano podem ser os mais prejudicados diretamente.

De acordo com nota do TRE, ao menos 373.776 títulos de eleitores foram cancelados na Capital cearense, em decorrência do encerramento do prazo de recadastramento biométrico, em novembro passado. O número em definitivo, o Tribunal Eleitoral só terá em maio próximo, prazo final para que o eleitorado reveja a situação de seus títulos.

Desde o ano passado, o presidente do TRE, desembargador Haroldo Máximo, vem conversando com parlamentares cearenses na busca de conscientizá-los da importância de convencimento do seu eleitorado para com o voto. O magistrado chegou a sugerir que os vereadores de Fortaleza levem os eleitores, nos veículos dos parlamentares, para evitarem que os títulos fossem cancelados.

O eleitorado de Fortaleza será realmente menor que o das últimas eleições

A informação de que muitos títulos possam ser cancelados tem preocupado alguns vereadores na Câmara Municipal. “Vejo isso com muita preocupação, porque pode prejudicar candidatos com certeza.  Mas temos até maio pra tentar reverter essa situação. Isso tudo é o reflexo da população contra a atual conjuntura política atual”, disse ao Blog do Edison Silva, o vereador Márcio Cruz (PSD).

Para Dr. Porto (PRTB), este número deve representar mais ou menos 20% do eleitorado da Capital, o que para ele é uma porcentagem considerável em todos os aspectos. “Perdem todos. Perdem os eleitores que ficarão prejudicados em suas vidas e perdemos nós políticos por ter menos eleitores para decidirem, democraticamente exercerem seu direito de voto”.

“Estamos preocupados e divulgamos constantemente em todas as reuniões de comunidades e colocamos em nossas redes sociais a importância de estar em dia com suas obrigações eleitorais”(Dr. Porto)

Para Guilherme Sampaio (PT), a se confirmar esses dados, pode haver uma queda nos votos válidos e, consequentemente, no quociente eleitoral e na votação média dos candidatos. “Isso tende a afetar todos os partidos. Aqueles que têm um eleitorado mais ideológico e militante, com o fim das coligações, como é o caso do PT, podem ser um pouco menos afetados. Mas é preciso entender melhor os números para fazer um juízo definitivo sobre os cancelamentos”.

“Pretendo requerer essa semana que abram postos de biometria nos terminais, onde passam mais de um milhão de pessoas todos os dias” – (Guilherme Sampaio)

O vereador Márcio Martins (PROS) acredita que todas as regiões e classes devem ser afetadas, isso baseado apenas nos números mostrados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Para ele, é preciso ter acesso a dados mais específicos para saber que tipo de vereador pode ser mais prejudicado com esses números.

“Se for homogêneo, deixa o pleito mais igualitário. Mas para a democracia em si, é muito ruim. Dá imagem de descrédito da população em não fazer o cadastro biométrico”, disse o vereador republicano.