Deputado defende que o Digital Influencer seja uma opção de trabalho. Foto: ALECE.

Depois da repercussão de matéria publicada no Blog do Edison Silva dando ciência de um projeto do deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania) criando o Dia Estadual do Influenciador Digital no Ceará, o parlamentar encaminhou nota defendendo a proposta. Segundo ele, “dar visibilidade aos influenciadores digitais também no ambiente offline é levantar o debate sobre a profissionalização da atividade como opção de trabalho”.

De acordo com Júlio César Filho, a capacitação dos jovens que são influenciadores digitais tem sido tema de cursos e congressos. “Por exemplo, está sendo realizada, nesta semana, em Fortaleza, capacitação específica para os influenciadores digitais”, disse.

Ainda segundo ele, em nota, a iniciativa do projeto de Lei visa estimular a profissionalização desse segmento, “tendo em vista que os influenciadores digitais são formadores de opinião e desempenham papel relevante na comunicação”.

Líder do Governo na Assembleia quer instituir o “Dia Estadual do Digital Influencers” no Ceará

O projeto de Lei quer instituir o Dia Estadual dos Digital Influencers, ou “Influenciadores Digitais” no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. O parlamentar escolheu o dia 07 do mês de abril para celebrar a data. É neste dia em que se comemora a “descoberta” da Internet.

Em justificativa, Júlio César Filho diz que de acordo com a pesquisa TIC Domicílios que afere dados sobre conexão à internet nas residências do País, divulgada em 2019, o número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Diante disso, esse espaço se tornou ideal para divulgação de produtos e opiniões.