Deputado justifica matéria por ser usuário de Internet. Foto: ALECE.

As atividades legislativas na Assembleia do Ceará começam, de fato, na manhã desta terça-feira (04), a partir das 9 horas, com a leitura das matérias da pauta do dia. Os deputados não economizaram na produção legislativa durante o recesso parlamentar, mas um projeto, em específico, chama a atenção.

É o projeto de Lei do líder do Governo na Casa, o deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania), que quer instituir o Dia Estadual do Digital Influencers, ou “Influenciadores Digitais” no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. O parlamentar escolheu o dia 07 do mês de abril para celebrar a data. Por quê? Porque segundo ele é o dia em que se comemora a “descoberta” da Internet.

Em justificativa, Júlio César Filho diz que de acordo com a pesquisa TIC Domicílios que afere dados sobre conexão à internet nas residências do País, divulgada em 2019, o número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Diante disso, esse espaço se tornou ideal para divulgação de produtos e opiniões.

“Nesse contexto, surgiu o Marketing de influência, ou os influenciadores digitais, uma abordagem que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de marca ou a sociedade em geral”, diz ele.

O líder do Governo ainda conclui em sua justificativa: “usuário da internet que sou, conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de Lei”.

No ano passado, o vereador de Fortaleza Adail Junior (PDT) protocolou projeto de Lei que criava o dia do Youtuber. Ele escolheu o dia 5 de janeiro para comemorar a data, visto ser este o dia em que o comediante e youtuber, Whindersson Nunes, nasceu.

Depois da repercussão negativa da matéria, Adail Júnior resolveu retirar a proposta da pauta de discussão na Casa. Em justificativa à época, o parlamentar disse que o projeto tinha como objetivo “valorizar e reconhecer o youtuber, que é um profissional muito presente hoje em diversos sítios da internet, com o compartilhamento de conteúdo advindo do site YouTube”.