Vereadores da bancada religiosa queriam proibir o que eles chamam de “ideologia de gênero”. Foto: Reprodução.

O vereador Didi Mangueira (PDT), relator das cinco emendas de autoria de Jorge Pinheiro (DC) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Fortaleza, apresentou parecer contrário a todas as sugestões feitas pelo colega ao projeto de Lei que dispõe sobre a “Liberdade de Cátedra” para professores da rede municipal de ensino de Fortaleza.

Dentre as sugestões de Pinheiro estava a proibição da chamada “ideologia de gênero” nas escolas. Parlamentares conservadores prometem mobilizar correligionários para se posicionar contra a proposta de Evaldo Lima, que pode ser apreciada em plenário na próxima terça-feira (29).

Duas emendas eram tidas como as mais polêmicas e que modificavam completamente o projeto original. Além da proibição da ideologia de gênero outra permitia que alunos filmassem professores na sala de aula. Eram favoráveis às emendas, além de Jorge Pinheiro, os vereadores Odécio Carneiro (SD) e Priscila Costa (PRTB).

“Alcançamos uma importante conquista para a luta dos profissionais da Educação. As emendas que buscavam desvirtuar a natureza da matéria foram rejeitadas. Agradeço aos colegas de Parlamento que também abraçam a importância desta causa”, disse o autor do projeto, Evaldo Lima.

De acordo com ele, sua proposta visa “a defesa de um ensino livre de mordaças, contra a violência e perseguição a educadores e a favor da pluralidade de ideias”.

O vereador Odécio Carneiro foi às redes sociais conclamar seus correligionários a se posicionar contra a matéria, durante a votação. A Casa deve ficar dividida uma vez que muitos parlamentares são ligados a igrejas, inclusive o presidente do Poder Legislativo, Antônio Henrique (PDT).

O próximo capítulo desta novela se dará no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, possivelmente, na próxima semana. “Sofremos derrota na Câmara Municipal e a permissão para ensino de ideologia de gênero nas escolas de Fortaleza é aprovada na CCJ. Agora, nossa batalha será no plenário”, disse o vereador Odécio Carneiro em suas redes sociais.