Duquinha assumiu primeiramente no lugar de Fernando Hugo e agora está no lugar de Bruno Pedrosa. Foto: ALCE.

Em mandato desde fevereiro de 2019, o suplente de deputado Manoel Duca, o Duquinha (PDT), passará mais de um ano atuando como parlamentar na Assembleia Legislativa. Isso porque depois de ser beneficiado com a licença saúde de Fernando Hugo (PP), por 150 dias, e atualmente, com a licença de Bruno Pedrosa (PP), por mais 120 dias, em dezembro será a vez de Leonardo Pinheiro (PP) se afastar de suas funções para dar lugar ao colega, que passará mais quatro meses na Casa.

Serão mais de 390 dias atuando como parlamentar, enquanto que outros suplentes, na fila, reclamam da falta de atenção. Como o primeiro suplente da coligação PP, PDT, PR, DEM, PRP, Lucílvio Girão (PP), foi beneficiado com a ida de Zezinho Albuquerque (PDT) para a Secretaria de Cidades, os outros suplentes na lista são Oriel Nunes Filho – que já está sendo beneficiado com a licença de Osmar Baquit (PDT) -, Ferreira Aragão (PDT), Adail Júnior (PDT), Josbertini (PDT) e Bethrose (PP).

Ferreira Aragão tem reclamado para seus pares a falta de atenção dada a ele para assumir a vaga na Casa. Já o vereador de Fortaleza Adail Júnior, vice-presidente da Câmara Municipal, foi à tribuna da Casa criticar a condução do PDT pelo presidente estadual da sigla, André Figueiredo (PDT).

Candidato a deputado estadual no pleito do ano passado, Adail Júnior recebeu pouco mais de 36 mil votos, sendo um dos suplentes da legenda. Ele reclama que, passado um ano da eleição, ainda não tenha tido o direito de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, no lugar de um parlamentar titular. Segundo disse, ele e outros candidatos do PDT estão sendo desprezados pelo presidente estadual do partido.

Vereador do PDT critica recondução de André Figueiredo à presidência do partido no Ceará

Atualmente, sete suplentes ocupam as vagas dos deputados titulares na Assembleia Legislativa do Ceará. Devido a acordos feitos, ainda durante a disputa eleitoral do ano passado, a tendência é que outros parlamentares, ao longo dos próximos meses, peçam licença para, segundo eles, tratar de assuntos particulares, e dessa forma continuar a beneficiar colegas que não foram eleitos no pleito de 2018.

No início de dezembro, Leonardo Araújo (MDB), Bruno Pedrosa (PP) e Agenor Neto (MDB), retornarão às atividades na Casa. No entanto, Leonardo Pinheiro (PP), Danniel Oliveira (MDB) e Walter Cavalcante (MDB) devem solicitar afastamento dos trabalhos legislativos por um período de 120 dias, o que beneficiará, mais uma vez, Duquinha, David de Raimundão (MDB) e Edilardo Eufrásio (MDB).

Walter, porém, informou ao Blog do Edison Silva que só deve pedir licença no próximo ano, durante o período eleitoral. Já Danniel Oliveira poderá fazê-lo já com o retorno dos colegas emedebistas.

Duquinha não foi reeleito na disputa do ano passado, mas conseguiu permanecer quase todo o ano de 2019  na função parlamentar, visto que antes da licença de Bruno Pedrosa, ficou 150 dias no lugar de Fernando Hugo (PP), que tirou licença para tratamento de saúde. Há alguns dias o próprio Duquinha está afastado por motivo de doença.

Alguns dos parlamentares que solicitaram licença para tratar de assuntos particulares têm intensificado a presença em suas bases eleitorais, principalmente, em alguns municípios específicos, uma vez que são pretensos candidatos a prefeito no pleito de 2020. O deputado Leonardo Araújo, recém-conduzido à função de vice-presidente do MDB do Ceará, no lugar de Mauro Benevides, é pré-candidato a prefeito do Município de Trairi.

Ele retorna à Casa no dia 2 de dezembro, e até lá, segundo informou, deve focar na reestruturação do partido, além de realizar uma série de ações no intuito de fortalecer sua pré-candidatura. O também emedebista Agenor Neto tem fortalecido presença no Município de Iguatu, no Sertão Central, visto que tem como pretensão para 2020 ser candidato a prefeito da cidade.

Cabeça de Chapa

Bruno Pedrosa (PP) também retorna à Casa no início de dezembro. De acordo com ele, o PP pretende ter o maior número de candidatos possíveis nos mais diversos municípios do Ceará. O parlamentar se coloca como nome à disputa de 2020, por isso tem visitado, durante sua licença, diversas cidades do Interior. O progressista aponta Quixeramobim, Ipu e até Fortaleza como municípios nos quais ele pretende participar da cabeça de chapa.

Leonardo Pinheiro confirmou que vai tirar licença de quatro meses para beneficiar o colega Duquinha. No entanto, Pinheiro não é pré-candidato a prefeito em 2020. Assim como ele, Soldado Noélio (PROS), também não pretende disputar Prefeitura no ano que vem.

Zezinho Albuquerque (PDT) deve se manter como secretário de Cidades. Já Osmar Baquit (PDT) informou ao Blog do Edison Silva que seu nome está colocado à disposição do grupo político que ele participa.

Oriel Nunes Filho (à direita da foto, com microfone) foi empossado no dia 29 de agosto. Foto: Arquivo/ALECE.

No geral, Suplentes têm participação pífia na Casa

Tirando Lucílvio Girão (PP) e Duquinha, que estão entre os parlamentares com mais mandatos da Assembleia Legislativa, os demais suplentes que atuam na Casa são neófitos no legislativo estadual. Por conta disso, o período de quatro meses, talvez não seja suficiente para que eles apresentem propostas ou participem mais efetivamente das atividades do dia a dia do parlamento.

Destaque para o deputado Tony Brito (PROS), suplente de Soldado Noélio, que além de fazer uso da palavra constantemente, tem apresentado projetos e participado de reuniões com secretários e até com o governador Camilo Santana. Apesar de ser da oposição, tem um comportamento de independência na Casa.

Edilardo Eufrásio (MDB) é outro que tem tido participação nos debates propostos por seus pares. Já Oriel Nunes Filho (PDT), Davi de Raimundão (MDB) e Gordim Araújo (Patri) apresentam participação mais comedida no dia a dia da Casa.

Davi de Raimundão, até o momento, apresentou cinco projetos de Lei, a maioria deles denominando equipamentos públicos ou em coautoria com outros parlamentares. Edilardo Eufrásio, por sua vez, já protocolou oito propostas na Casa, sendo uma delas dando nome do irmão, Antônio Evandildo Eufrásio Neto, a uma Areninha a ser construída em Tejuçuoca, Município em que o parlamentar foi prefeito.

Gordim Araújo também apresentou oito projetos nos últimos meses, enquanto que Oriel Nunes Filho, em um de seus projetos, quer homenagear o pai, o ex-deputado e ex-prefeito Oriel Nunes, colocando seu nome na sede do Detran a ser construída no Município de Icó.

Dos suplentes em primeiro mandato, somente Tony Brito tem uma produção legislativa com maior relevância, apresentando até o momento 47 proposta. No entanto, a maioria tem como foco a Segurança Pública, em especial a Polícia Civil, corporação da qual o parlamentar faz parte.

Duquinha apresentou, neste ano, 14 projetos, sendo a maioria de Indicação (sugestão). Já Lucílvio Girão não apresentou qualquer proposta neste ano. Em 2018, último ano da Legislatura passada.

 

– Suplentes na Casa –

Davi do Raimundão (MDB)

Edilardo Eufrásio (MDB)

Gordim Araújo (Patri)

Lucílvio Girão (PP)

Manoel Duca (PDT)

Oriel Nunes Filho (PDT)

Tony Brito (PROS)

– Titulares de licença –

Agenor Neto (MDB)

Bruno Gonçalves (Patri)

Bruno Pedrosa (PP)

Leonardo Araújo (MDB)

Osmar Baquit (PDT)

Soldado Noélio (PROS)

Zezinho Albuquerque (PDT)