Governador em exercício, deputado José Sarto. Foto: AL/CE

A pedido do Governo do Estado, os deputados estaduais aprovaram, na manhã desta quinta-feira (12), regime de urgência para o projeto que começou a tramitar na Assembleia Legislativa, hoje, autorizando o Estado a contratar um empréstimo de R$ 550 milhões para amortizar a dívida pública. Com ampla maioria na Casa, o pedido teve apenas 5 votos contrários: Renato Roseno (PSOL), Heitor Férrer (SD), Fernanda Pessoa (PSDB), Vitor Valim (PROS) e Nelinho (PSDB).

O projeto foi assinado pelo governador em exercício, deputado José Sarto, como sua primeira proposição encaminhada ao Legislativo cearense, na atual interinidade. A matéria será aprovada na próxima semana.

Segundo a liderança do governo na Casa, deputado Júlio César Filho, os motivos do empréstimo são a queda de 70% nos repasses do Governo Federal e a crise fiscal que se instala no país. Com esse valor, garante o parlamentar, não será necessário utilizar recursos do Tesouro, o que acarretaria na diminuição do poder de investimento do Estado. Com esse valor, serão pagos dividendos com os bancos do Brasil, Santander e Itaú. O governo espera votar a aprovação do empréstimo o mais breve possível.

Júlio César Filho explica as votações desta quinta; ouça:

O secretário estadual de Planejamento, Mauro Benevides Filho, esteve na Casa para acompanhar a votação. Ele garantiu que o empréstimo não significa problemas com para o Estado, visto que o nível de endividamento do Ceará não chega a 50% do PIB, quando a regra geral permite que chegue a 200% do total.

Cagece

A base aliada também se fez presente para aprovar a diminuição da participação do Estado na Cagece. Mesmo com pronunciamentos contrários dos deputados Renato Roseno e Heitor Férrer, não houve dificuldade para a aprovação da matéria na Casa.