Deputado estadual André Fernandes não teve sequer, na entrevista coletiva desta segunda-feira (24), a companhia do seu colega de partido, deputado Delegado Cavalcante, para apoiá-loue a /Foto: BLog do Edison Silva

A direção estadual do PDT oficializou, no fim da tarde desta segunda-feira (24), representação ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa cearense contra o deputado estadual André Fernandes (PSL), alegando falta de decoro parlamentar. Hoje pela manhã, sozinho o deputado compareceu ao Comitê de Imprensa da Assembleia, para uma entrevista coletiva. Nem o deputado Delegado Cavalcante, do seu próprio partido, o acompanhou na coletiva, diferentemente do que ocorreu com a entrevista do deputado Nezinho Farias (PDT), acusado por Fernandes.

Na Câmara dos Deputados, o Conselho de Ética daquela Casa parlamentar  decide sobre a representação  contra o deputado federal José Medeiros sobre queda de decoro. (Clique aqui para ler a matéria).

Antes da representação do PDT, o deputado André Fernandes já havia sido representado ao Conselho de Ética da Assembleia pela direção estadual do PSDB, sob a mesma alegação. Fernandes nega ter faltado com o decoro parlamentar, alegando que em seu pronunciamento na Assembleia, quando disse que recebera denúncias, em seu gabinete, de envolvimento de deputados estaduais com o crime organizado sem os nominar. Segundo ele, a citação do nome de Nezinho Farias, no ofício endereçado à Procuradoria Geral de Justiça, como envolvido com o crime organizado, foi em caráter confidencial.

Ainda nesta semana o deputado poderá depor, na Procuradoria da Justiça, para fornecer elementos que justifiquem a abertura ou não de um procedimento de investigação para investigar o deputado Nelinho Farias.

André disse que na semana passada, no caso de Nezinho,  seu “informante” teria prometido entregá-lo material para embasar a denúncia contra o pedetista. Mas que optou por apresentar o caso ao MPCE antes de obter o material, que até agora não chegou ao seu gabinete. O deputado, que alega ser perseguido dentro da Assembleia pelos colegas, disse ainda estar confiante que não terá seu mandato cassado ou sofrerá qualquer punição no Conselho de Ética, devido à sua imunidade parlamentar.

Na representação do PDT contra André Fernandes, tem o relato de vários pronunciamentos do deputado considerados afrontosos aos seus colegas, começando o que primeiro deles, no início da legislatura, quando Fernandes insinuou que deputados visitavam os gabinetes dos outros com ofertas de dinheiro para causas escusas. Por fim, o discurso central em que o parlamentar diz ter recebido denúncias, em seu gabinete, de deputados estaduais envolvidos com o  crime organizado. A representação cita ainda as postagens feitas por Fernandes, nas redes sociais, consideradas agressivas aos colegas e ao Parlamento.