Vereadores devem se reunir com secretária de Educação, Dalila Saldanha, na próxima semana. Foto: CMFor.

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar reunião na próxima quarta-feira (05/05), às 14 horas, com a secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha. O encontro terá como pauta o retorno às aulas presenciais, como também a realização de visitas técnicas dos membros do colegiado às escolas para avaliar as condições necessárias de funcionamento.

O requerimento da reunião com a secretária foi apresentado extra pauta pelo presidente da Comissão, vereador Professor Enilson (Cidadania). Segundo ele, nesse momento de pandemia é preciso avaliar como se dará o retorno das aulas presenciais. “Devemos pensar nos profissionais, saber dos anseios dos pais, dos alunos, averiguar a estrutura que a Secretaria de Educação está montando e quais os protocolos a serem seguidos para que isso se concretize”, detalhou.

Outro ponto extra pauta da reunião foi a realização de visitas dos membros da Comissão às escolas municipais para verificar o que está sendo feito em termos de estrutura. A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) reforçou a necessidade do Legislativo de acompanhar esse processo tendo em vista a importância das adequações nos ambientes para a segurança de todos.

Ela sugeriu, ainda, que o Cedeca (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) esteja presente no encontro com a secretária de Educação, pois a entidade está acompanhando esse processo e tem um trabalho conjunto com o Ministério Público.

Já Ronivaldo Maia (PT) sugeriu que também possa ser feita uma audiência pública, no formato virtual, para que a população participe e tenha conhecimento sobre o que está sendo feito pela Prefeitura com relação a um possível retorno às aulas.

Grupos prioritários

Conforme o Blog do Edison Silva mostrou, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) está em campanha pela imunização dos professores da rede pública de ensino em Fortaleza. De acordo com a presidente da entidade, Ana Cristina Sampaio, o retorno híbrido das aulas só será possível com a vacinação dos educadores.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito Sarto defendeu a inclusão de trabalhadores da educação entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização. O debate tinha como finalidade proporcionar o retorno seguro das aulas em todo o País.