Evandro Leitão espera que não haja novos embates acalorados entre os parlamentares. Foto: Dário Gabriel/ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) acredita em um parlamento pacificado e em um amadurecimento por parte dos colegas, o que diminuiria as chances de haver novamente embates entre parlamentares, o que significou denúncias junto ao Conselho de Ética nos últimos anos.

“A gente inicia de forma bastante pacificada. Eu tenho a compreensão que os 46 deputados que estão aqui estão para legislar, estão para trabalhar, respeitando a pluralidade, respeitando a diversidade e sempre pautando mensagens, pautados suas discussões naquilo que é o melhor para a população do nosso Estado. Claro que se excessos forem cometidos, nós temos justamente o Conselho (de Ética) para regular todo esse processo, mas pelo que eu observo, pelo que eu vejo, eu acredito que nós todos deputados amadurecemos muitos nos últimos anos e eu espero que a gente não tenha nenhum problema desse tipo”, argumentou o parlamentar.

No mês passado, o Conselho de Ética da Casa arquivou três processos onde deputados eram acusados de quebra de decoro parlamentar. Além dos três parlamentares inocentados, Osmar Baquit (PDT), Leonardo Araújo (MDB) e André Fernandes (REP), também havia sido denunciado o agora ex-deputado Bruno Gonçalves (PL), que deixou a Casa por ter sido eleito prefeito de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.