Estudos do IBGE mostraram que os homens tiveram salário médio mensal 28,7% maior do que das mulheres em 2019, considerando os ganhos de todos os trabalhos. Foto: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realiza na próxima semana nova reunião técnica do Grupo de Trabalho sobre Mulher e Economia. Desta vez o debate será sobre a mulher no mundo do trabalho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, havia no mercado de trabalho brasileiro 92,5 milhões de pessoas ocupadas com 14 anos ou mais. Mais da metade da população em idade de trabalhar era formada por mulheres (52,4%), no entanto, os homens representavam 56,8% da parcela da população que efetivamente trabalhava.

Além disso, o estudo mostrou que os homens tiveram salário médio mensal 28,7% maior do que das mulheres em 2019, considerando os ganhos de todos os trabalhos.

Grupo de trabalho

O objetivo do colegiado é promover estudos, analisar Projetos de Leis em tramitação, realizar debates e apresentar proposições para superação dos impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres brasileiras e da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Impacto maior

Em agosto, especialistas ouvidos pela Secretaria da Mulher afirmaram, em debate, que os problemas econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus estão atingindo mais diretamente a população feminina.

Segundo eles, o impacto é mais significativo porque as mulheres são maioria em um setor fortemente afetado, o de serviços, além de representarem 80% dos trabalhadores informais do país.

Fonte: Agência Câmara de Notícias