José Sarto durante coletiva de imprensa nesta semana. Foto: ALECE.

Um dos nomes cotados pelo grupo político liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes para disputar o cargo de prefeito de Fortaleza, em outubro próximo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), informou que o Partido Democrático Trabalhista terá uma candidatura “muito forte”, devido a gestão do atual prefeito da cidade, Roberto Cláudio.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o chefe do Poder Legislativo falou sobre as metas da Mesa Diretora para o período legislativo que se inicia, relação da Casa com o Executivo Estadual e perspectivas para a eleição na Câmara Municipal de Fortaleza.

BES – Qual a avaliação que o senhor faz dos nomes que já estão sendo colocados para a disputa eleitoral deste ano em Fortaleza?

JS – Eu prefiro avaliar o trabalho do PDT. O Roberto Cláudio tem feito uma gestão que vai ser reconhecida na razão que merece, porque eu tenho acompanhado a gestão de Fortaleza desde o Ciro Gomes, passando por Juraci Magalhães, Cambraia, Juraci de novo, Luizianne Lins e Roberto Cláudio. E ele tem feito uma gestão que vai ficar na memória do fortalezense.

Ele é quem vai conduzir o processo eleitoral do PDT de Fortaleza. Eu diria que será uma eleição quase plebiscitária, de quem aprova e não aprova a gestão dele. O PDT deve ter uma candidatura muito forte por conta da gestão do Roberto Cláudio. Provavelmente com aprovação grande da população.

 

BES – O senhor sabe muito bem fazer os cálculos para as eleições. Já dá para se ter uma ideia de como vai ficar a representatividade do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza?

JS – É um desafio muito grande porque a legislação proíbe a coligação proporcional. Temos uma ideia aproximada e a gente precisa saber efetivamente o que está apto para a votação com biometria. Me parece que tivemos uma queda no eleitorado.

A estimativa era de uma queda muito grande, o que nos deixou muito preocupado. Como ainda não se consolidou o número de eleitor, não sabemos o resultado. A gente só pode ter uma ideia aproximada da realidade. Só nos arriscamos se tivermos os números. 

 

BES – O prefeito Roberto Cláudio tem dialogado com aqueles vereadores com muitos votos…

JS – Certamente os vereadores que fazem parte da gestão, pela gestão, que é uma gestão muito bem aprovada pela população, eles vão aumentar a votação. O vereador Antônio Henrique, por exemplo, que é um vereador padrão, teve 13.400 votos. Hoje, pelo trabalho que tem, é vereador de 20 mil votos. E temos outros vereadores que tiveram a sorte, muitos deles, de terem tido obras da gestão em suas regiões. Isso vai fazer com que eles aumentem, e muito, a votação.

 

BES – Como deve ser o funcionamento da Assembleia em 2020? Quais os projetos que devem ser apresentados já nos primeiros dias?

JSA ideia é colocar a Assembleia em um debate extra-convencional. Aqui se debate política estadual que é obrigação. Para além dessa obrigação, quero fazer debate de ideias, de temas… A ideia é que a Assembleia Legislativa seja esse ambiente também para fazer um debate extra-convencional.

 

BES – E projetos?

JSNão vi nenhum até agora. Desliguei o celular. Vou conversar com o governador. Vou me encontrar com o governador para saber a pauta de projetos que virão para cá.