Guilherme Sampaio na Câmara Municipal. Foto: CMFor.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (02), para elogiar a Prefeitura pelo envio do projeto “Professores Sem Fronteiras”, que visa financiar estudos para profissionais da Educação no exterior.

O parlamentar, que preside o Partido dos Trabalhadores na Capital cearense, e até então faz parte da oposição à gestão do prefeito Sarto, destacou que apesar das cobranças e denúncias feitas, “é justo e correto” parabenizar, quando necessário.

Recentemente, buscando se aproximar da legenda, o prefeito empossou o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, um dos nomes históricos do PT no Ceará, como secretário de seu Governo. A medida, apesar das dores de cabeça que têm causado à gestão, tem como objetivo estreitar os laços entre pedetistas e petistas em Fortaleza.

“Eu tenho vindo à tribuna, sempre que necessário, fazer cobranças, e às vezes, fazer denúncias. É justo e correto que façamos pronunciamento quando matérias como essa são enviadas. Estou me referindo a um programa extremamente importante para os professores da rede municipal, que é o Professores Sem Fronteiras”, disse Guilherme, destacando a semelhança entre a proposta com o “Ciências sem Fronteiras”, de gestões petistas.

Conforme lembrou, a proposta visa oferecer bolsas para professores estudarem no exterior e se preparem para atender, da melhor forma possível, os alunos da rede pública de ensino. “Um investimento que nem a rede privada faz. Essa tem que ser a política de Educação. Quero parabenizar o sindicato, a Secretaria Municipal de Educação, que construíram essa proposta. E a Prefeitura que envia para a Câmara esse programa”, destacou.

Guilherme Sampaio também lembrou que Fortaleza foi a primeira Capital brasileira a dotar o reajuste salarial dos professores, destacando, ainda, que muitos municípios, inclusive, do campo da esquerda, não estão adotando a medida. “Fortaleza deu exemplo, foi a primeira Capital do País a adotar o reajuste. O Ceará deu exemplo. Não podemos retroceder nessas políticas que são estratégicas para que bons profissionais queiram ser professores, queiram ser servidores públicos. Só assim que a gente combate a desigualdade no nosso País. A Prefeitura está de parabéns. Que ela seja copiada por outras prefeituras Brasil afora”, defendeu.

Veja trecho do discurso de Guilherme Sampaio: