Desembargadora Nailde Pinheiro durante “live” realizada na manhã desta quarta-feira (26). Foto: Reprodução/Youtube.

Durante “live” realizada na manhã desta quarta-feira (26), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, anunciou a realização de concurso público para o preenchimento de 51 vagas de analista judiciário e oficial de justiça.

A magistrada também destacou a realização de um programa de modernização do Judiciário cearense, através de operação de crédito no valor de US$ 35 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, em convênio com o Governo do Estado.

O Projeto Avançar, junto com o Programa de Modernização do Judiciário (Promojur), terá como objetivo primordial a transformação digital do TJCE em benefício dos serviços judiciais. Além disso, os recursos servirão para a reforma e modernização do Palácio da Justiça e criação de novos fóruns, além de outros prédios que fazem parte da estrutura do Tribunal.

Além disso, segundo informou a desembargadora Nailde Pinheiro, novas vagas de desembargador, novos juizados de mulher e juizados especiais devem ser criados, além do concurso público para o preenchimento de 41 vagas para analista judiciário e 10 para o cargo de oficial de justiça. Ela destacou, ainda, a convocação de 32 magistrados e 94 judiciários que darão incremento para os trabalhos realizados pelo órgão.

“Todos nós, magistrados e colaboradores, estaremos juntos na tarefa de aprimorar e avançar, para que a justiça cearense tenha cada vez mais qualidade”, disse Nailde Pinheiro. Segundo ela, os US$ 35 milhões serão investidos na transformação digital do Tribunal de Justiça. “Esse empréstimo está sendo uma referência nacional. Outros tribunais têm buscado informações sobre esses recursos financeiros”, destacou.

No que diz respeito ao atendimento especializado para as mulheres vítimas de violência doméstica, a desembargadora afirmou que existe uma central de atendimento voltada para esse público, destacando a importância de melhorar e aumentar o número de unidades com esse objetivo. Ela assumiu o compromisso de inaugurar novos núcleos na região do Cariri, em Sobral e na comarca de Maracanaú.

Ainda no que diz respeito às metas do Tribunal está a reconstrução do prédio incendiado do TJCE e entrega da reforma do Fórum Clóvis Beviláqua, entrega das comarcas de Senador Pompeu e Uruburetama, além das reformas dos fóruns de Aurora, Acopiara, Beberibe, Ibiapina, Marco, Morada Nova, Pacatuba, São Benedito e Tauá.

Veja trecho da fala da desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Ceará: