Acrísio Sena lembra que 16 nações, nas Américas e na Europa, já adotaram o procedimento. Foto: Miguel Martins.

O deputado Acrísio Sena (PT) defendeu nesta quinta-feira (23) o início imediato da vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. O parlamentar foi um dos primeiros a levantar a questão dos órfãos da Covid-19 no Brasil, milhares de crianças e adolescentes que desde 2020 perderam pais e responsáveis em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Fui um dos primeiros a levantar a questão dos órfãos da Covid-19. Agora, temos que lutar para vaciná-las o mais rápido possível, até porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a aplicação da vacina Pfizer”, explicou.

De acordo com ele, a decisão é técnica e deve beneficiar 30 milhões de crianças. Sena lembra ainda que ao menos 16 nações, nas Américas e na Europa, já adotaram o procedimento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 2,5 mil crianças brasileiras morreram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde o início da pandemia, sendo o coronavírus o principal suspeito de estar por trás da maioria desses óbitos.

“Apesar das evidências científicas e mesmo com doses suficientes, o triunvirato do negacionismo, Bolsonaro, Mayra e Queiroga, tem resistido a iniciar a imunização. Não temos tempo para este tipo de pendenga política obscurantista. Temos que salvar a vida de nossas crianças”, defendeu.