O anúncio foi feito pelo governador nas redes sociais nesta terça-feira (16). Foto: Divulgação.

Durante “live” semanal realizada nesta terça-feira (16), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que lançará novos concursos públicos em breve. O gestor informou que os detalhes dos certames estão sendo ajustados e que vagas serão abertas para a Semace, SDA, SPS, PGE, e para as universidades públicas do Estado, UECE, UVA e URCA.

“Eu já fiz concurso para o Detran, Funceme, Secretaria da Cultura, Sefaz, Seduc, Sesa, Polícia Militar, Polícia Civil e Pefoce. Já tinha feito para as universidades, vou fazer de novo. Aqueles que têm interesse e vontade de serem servidores públicos, comecem a estudar”, pontuou o chefe do Executivo.

O governador voltou a destacar a importância do passaporte de vacinação para a retomada das atividades econômicas e culturais. O documento, que comprova o esquema vacinal completo contra a Covid-19 – com as duas doses ou dose única da vacina –, já está sendo exigido para o ingresso em bares, restaurantes, buffets e academias, dentre outros estabelecimentos do Ceará.

“Esta será uma semana de adaptação, para que as pessoas possam criar as condições para fiscalizar e monitorar o passaporte nesses estabelecimentos. Esta semana será educativa e orientativa para que as pessoas possam implantar o sistema de acompanhamento. Lembrando que esse é um método criado em países do mundo inteiro, e vários estados daqui do Brasil criaram essa metodologia, que tem o único objetivo de proteger as pessoas”, justificou Camilo.

Setores de oposição no Estado têm criticado a exigência do passaporte de vacinação obrigatório, estipulado em decreto do Governo. Alguns destacam que o documento pode inviabilizar o direito individual de ir e vir das pessoas. O assunto deve ser pauta de parlamentares tanto na Câmara Municipal de Fortaleza quanto na Assembleia Legislativa nesta semana.