Renato Roseno pediu atenção do líder do governo para a situação. Foto: Edson Junior Pio/ALECE.

O deputado Renato Roseno (PSOL) cobrou a realização de concursos para professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como a prorrogação de contratos dos professores celetistas, até que os novos admissões sejam realizadas.

A fala se deu na sessão desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Ceará.

Ele lembrou da situação vivida pelo curso de Filosofia da instituição. De acordo com o parlamentar, por falta de professores, os alunos poderão ficar sem aulas, e pediu atenção ao líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania).

446 docentes da UECE, de 2007 até 2021, em razão de aposentadoria, falecimento ou exonerações, estão ausentes da instituição. Dentro de 14 anos, houve 232 posses. Hoje, a Universidade tem um déficit de 210 professores. Passado o período de calamidade pública [provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)] que se possa fazer, inclusive, concursos para outros postos das Universidades mantidas pelo Governo do Estado“, lembrou o parlamentar do PSOL.

No momento em que o Governo Federal sabota e desmonta a ciência e tecnologia brasileira, é necessário que os estados caminhem em direção contrário. Nós precisamos da universidade pública cearense porque ela é produtora de conhecimento, permite o acesso à educação, realiza pesquisa e extensão. E é responsável por 75% dos licenciados do Ceará” – Renato Roseno

Roseno mencionou visita de líderes acadêmicos da UECE, à Assembleia, nesta próxima quinta-feira (14). Eles irão conversar com deputados da base governista para discutir saídas sobre a crise vivida pela instituição.

Governo Federal

Corroborando sobre o tema, o socialista lembrou do corte feito pelo Ministério da Economia, no valor de R$ 690 milhões, nos investimentos voltados ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Este valor, segundo especialistas, corresponde a uma deficiência em 92% nas contas da pasta responsável pelo fomento à pesquisa no Brasil.