Aula inaugural foi ministrada pelo juiz Tiago Dias, do TRE do Ceará, sobre inovação democrática e combate à desinformação. Foto: TRE-CE

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveram, nesta segunda-feira (17), a aula inaugural do primeiro Curso de Formação para Agente de Polícia Judicial. A qualificação é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre os órgãos, com uma carga horária de quase 150 horas, envolvendo 23 alunos.

A iniciativa tem o objetivo de capacitar servidores dos tribunais para que exerçam suas funções de inteligência, condução e gerenciamento de crises com eficiência e profissionalismo. O curso também busca aprimorar e atualizar os conhecimentos dos agentes de polícia judicial, que desempenham um papel crucial na aplicação da lei, na proteção de autoridades e na garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana.

O diretor-geral da Aesp-CE, delegado Leonardo Barreto, enfatizou que os participantes estarão aptos ao final do curso a implementar serviços de segurança no tribunal de forma a melhorar a percepção de segurança por parte dos magistrados, servidores, jurisdicionados e visitantes. Na oportunidade, o gestor também agradeceu a iniciativa do presidente do TRE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, pontuando o fator pioneiro da capacitação. “Todo esforço em prol de uma casa como o Tribunal Regional Eleitoral é um esforço em prol da democracia, do Estado de Direito, da população brasileira. E nós, da Aesp, sentimos uma satisfação ímpar com essa cooperação técnica. Oferecer proteção e bem-estar a quem cumpre essa função tão importante é uma missão muito relevante”, aponta o gestor.

Ao todo, 23 alunos oriundos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da Justiça Federal no Ceará (JFCE) serão submetidos a uma formação intensiva e abrangente, com uma carga horária total de 148 horas, que inclui aulas teóricas e práticas. A matriz curricular do curso abrange disciplinas como legislação aplicada e direitos humanos; atividade de inteligência; segurança de áreas e instalações; sobrevivência policial e atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros); técnicas operacionais aplicadas à polícia judicial; uso legal e seletivo da força; gerenciamento de crises e noções de artefatos explosivos; direção policial; e segurança e proteção de dignitários, entre outros assuntos relevantes para a capacitação dos agentes judiciários.

A palestra que marcou a aula inaugural foi proferida pelo juiz auxiliar da Presidência e supervisor do Laboratório de Inovação (LIODS) do TRE-CE, Tiago Dias, com o tema “Inovação democrática e enfrentamento à desinformação”. O palestrante pontuou a importância da capacitação e agradeceu a Aesp/CE pela parceria. “O Poder Judiciário dá um passo importante nesse momento. E é sempre importante quando, além de dar um passo, nós caminhamos com parceiros valorosos, que muito podem nos ajudar, e a quem também nós podemos ser úteis do ponto de vista institucional”, sublinhou o magistrado.

Participaram da aula inaugural o presidente da Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União, Darney Augusto Bessa; o assessor de Segurança e Inteligência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, José Ximenes; o servidor Antonio Carlos Braga, da Polícia Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho; representando a diretoria da Justiça Federal do Ceará, o coronel Giovane Martins; a coronel Asmenha Torquato, diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE; o delegado Fábio Torres, chefe de Gabinete da Aesp/CE; o coronel Catanho, assessor especial da Aesp/CE, e o escrivão Renato Figueiredo, coordenador do curso e orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Aesp/CE.

Fonte: Site do TRE-CE