Dos 18 vereadores que devem deixar seus partidos atuais, 14 fazem parte da base de apoio da gestão Sarto. Foto: Divulgação

Aqueles pretensos candidatos que querem deixar seus partidos para ingresso em outras legendas, para o pleito deste ano, sem serem punidos por infidelidade partidária, podem fazê-lo durante o período da chamada “janela partidária”, que terá início nesta quinta-feira (7). e durará até o próximo dia 5 de abril. Ao menos 18 vereadores titulares da Câmara Municipal de Fortaleza estão correndo contra o tempo para se filiar a siglas que garantam sua reeleição na disputa eleitoral de outubro.

Alguns parlamentares querem deixar suas atuais agremiações por desavenças internas, como é o caso do vereador Júlio Brizzi e da vereadora Enfermeira Ana Paula, ambos filiados ao PDT, mas atuando alinhados com a bancada de oposição na Casa. Outros, porém, querem deixar seus partidos, principalmente, para garantir a sobrevivência política, visto que acreditam não obter êxito estando em suas atuais legendas.

O vereador Ronivaldo Maia, que estava sem partido desde que foi expulso do Partido dos Trabalhadores, não precisou aguardar o período de janela partidária e já se filiou ao PSD, partido que deixou a base aliada do prefeito Sarto. Outros dois vereadores que estão nesse partido, José Freire e PPCell, tendem a deixar os quadros do grêmio, visto que são aliados da gestão.

Informações dão conta de que PPCell, que é vice-líder do Governo na Casa, deve se filiar ao PDT, assim como a vereadora Kátia Rodrigues, atualmente no Cidadania. Atuando na Secretaria Regional 8, o vereador Fábio Rubens vai deixar o PSB e também deve ingressar na sigla pedetista.

Vereadores do PL, por sua vez, tendem a deixar os quadros do partido, depois que a legenda passou para o comando de bolsonaristas, tendo, inclusive, um pré-candidato a prefeito. Ana do Aracapé, Pedro Matos, Tia Francisca e Bruno Mesquita devem ser a baixas na sigla liberal. Mesquita, inclusive, já havia anunciado sua saída do partido. Eles tendem a apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Sarto.

Os vereadores, porémm, devem enfrentar dificuldades para ingresso neste ou naquele partido. E são essas dificuldades que devem evitar um anúncio, já nos primeiros dias de janela, sobre o destino de cada um. Muitos devem deixar a decisão somente para prazo final, e algumas definições podem, inclusive, ser alteradas de última hora, como comumente acontece em alguns casos.

Danilo Lopes deve deixar os quadros do Avante, assim como Emanuel Acrizio, que sairá do Progressistas e se filiará ao PRTB. Estrela Barros sairá da Rede Sustentabilidade e se associar a Ronivaldo Maia no PSD. Wellington Saboia tende a ser o único representante do PMN na Casa Legislativa, após sair do PMB. E Márcio Martins, tende a deixar o SD para aumentar os quadros do União Brasil no Legislativo da Capital cearense.

Veja alguns nomes que devem deixar suas legendas durante a janela partidária:

PL – Ana Aracapé, Bruno Mesquita, Pedro Matos, Tia Francisca
PDT – Ana Paula, Júlio Brizzi
Avante – Danilo Lopes
PSD – PPCell, José Freire
PP – Emanuel Acrizio, Luciano Girão
Rede – Estrela Barros
PMB – Wellington Saboia
SD – Márcio Martins
Cidadania – Kátia Rodrigues
União – Marcelo Lemos
Republicanos – Veríssimo
PSB – Fábio Rubens