Marcelo Lemos e Ainda do Aracapé deixam seus atuais partidos e se filiam ao Avante, partido da base do prefeito Sarto. Foto: CMFor

A “janela partidária” teve início na quinta-feira passada, dia 7 de março, e segue até o próximo dia 5 de abril. Muitos vereadores de Fortaleza devem deixar suas atuais legendas para ingresso em outras agremiações, visando a sobrevivência política nos próximos anos. Aos poucos, os parlamentares vão assumindo a saída de suas atuais siglas, enquanto que outros aguardam demais tratativas para anunciarem desfiliação e nova filiação.

Pelo menos 18 vereadores de Fortaleza devem mudar de partido durante a “janela partidária”

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a janela partidária é o intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo atual.

De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva ao menos 18 vereadores de Fortaleza estudam deixar suas atuais legendas, alguns deles já definiram o destino. É o caso do vereador Marcelo Lemos, que estava no União Brasil, e Ana do Aracapé, até então no Partido Liberal (PL). Os dois serão os representantes do Avante na Casa Legislativa.

Atualmente, somente Danilo Lopes está filiado ao Avante, mas ele deve deixar a sigla visto que faz oposição à gestão do prefeito Sarto, enquanto que a sigla é presidida no Estado por Rodrigo Nogueira, atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.

Aliados

Ana do Aracapé é só um dos quatro vereadores que estudam deixar os quadros do PL em Fortaleza. Além dela, também devem deixar o partido Bruno Mesquita, Pedro Matos e Tia Francisca, todos também aliados do prefeito Sarto.

Como o Blog do Edison Silva adiantou, o prefeito Sarto alertou sua base governista a se filiar somente a partidos que façam parte do arco de aliança da gestão. O Partido Liberal, por outro lado, além de ser oposição terá André Fernandes como candidato a prefeito.

Grupo

Enquanto o PL deve diminuir de tamanho na Casa Legislativa, o PDT vai aumentar seus quadros. Apesar de perder dois membros durante o processo de janela partidária, com a saída de Enfermeira Ana Paula e Júlio Brizzi, deve atrair para seus quadros os vereadores Fábio Rubens, atualmente no PSB; PPCell, do PSD; e Kátia Rodrigues, que está no Cidadania.

Estrela Barros (Rede) tende a ir para o PSD, enquanto que Emanuel Acrízio (PP) vai para o PRTB e Wellington Sabóia (PMB) deve ser candidato pelo PMN. Membros do União Brasil acreditam que Márcio Martins, único representante do Solidariedade  (SD) na Casa retorne para o grupo liderado por Capitão Wagner, onde deve se somar a Julierme Sena, que representa o União atualmente.