Duda Ramos busca ampliar instrumentos de combate a violência doméstica. Foto: Zeca Ribeiro

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 5880/23 de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), garante prioridade na emissão de novos documentos pessoais à vítima de violência doméstica que tenha tido seus documentos retidos ou destruídos pelo agressor. A prioridade também valerá para os registros dos filhos.

O texto, em análise, insere a medida na Lei Maria da Penha.

Caberá aos órgãos responsáveis pela emissão de documentos garantir o atendimento prioritário, além da segurança e da privacidade da solicitante, resguardando informações que possam colocar em risco sua integridade.

A vítima deverá apresentar, preferencialmente, boletim de ocorrência ou documento equivalente que ateste a situação de violência doméstica e familiar.

“Pretendemos contribuir para ampliar os instrumentos legais que visam combater e prevenir a violência contra a mulher, reforçando o compromisso do Estado na proteção e promoção dos direitos fundamentais delas”, defendeu o autor do projeto, deputado Duda Ramos (MDB-RR).

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias