Publicação do prefeito foi resposta a críticas após uma mancha de dejetos surgir em praia de Fortaleza. Foto: ALCE

Após denúncias de populares sobre o despejo de dejetos na orla de Fortaleza, o prefeito Sarto e sua equipe resolveram avaliar a situação do local e chegaram a conclusão de que irregularidades em ligações feitas pela Cagece e por moradores da região teriam causado o problema. O chefe do Poder Executivo afirmou que tomará as medidas cabíveis para solucionar o problema o mais rápido possível.

“A gente está enfrentando problemas históricos de Fortaleza com atitude e muito trabalho. A nossa equipe da Prefeitura de Fortaleza identificou ligações clandestinas e vazamentos de esgotos despejados irregularmente na rede de drenagem da orla da cidade. Os responsáveis serão notificados, com todo o rigor”, afirmou.

O prefeito determinou a realização de uma nova operação de limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo, além da instalação de telas em todas as saídas de drenagem, para bloquear a sujeira. “Esse é um problema antigo que ressurge de tempos em tempos, mas em nossa gestão estamos tomando providências para resolvê-los de forma definitiva, com a ajuda da tecnologia”, disse.

Ele compartilhou imagens feitas pelo sistema de inspeção por vídeo das irregularidades em ligações de residenciais e na rede de esgoto da Cagece. “É isso mesmo que você está vendo: irregularidades feitas pela Cagece”, publicou Sarto em suas redes sociais.

Ainda de acordo com ele, o sistema também identificou mais de 580 toneladas de resíduos que foram retirados das galerias próximas ao local do despejo de dejetos no mar. “Mais que um compromisso, temos um trabalho sério sendo executado pra melhorar o saneamento na nossa cidade. Basta ver o número recorde de 600 ruas com saneamento, drenagem e pavimentação com piso intertravado entregues na nossa gestão. Tudo isso em áreas carentes”.

Conforme informou, em sua gestão já foram ligadas 2.500 residências de famílias de baixa renda à rede de esgoto. “Ainda tem muito pra fazer, mas estamos avançando cada vez mais. E olha: esse é um trabalho complexo, que exige a participação de todos os responsáveis. Nós estamos fazendo nossa parte, e vamos seguir enfrentando todos os desafios com responsabilidade e muito trabalho”.

Até a publicação desta matéria, a Cagece não havia se posicionado sobre as denúncias feitas pelo prefeito de Fortaleza.