A presidente do STF, ministra Rosa Weber, recebeu Zanin durante intervalo da sessão. Foto: Reprodução/ Fellipe Sampaio/SCO/STF

A posse de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) será em 3 de agosto. A data foi marcada pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, na última quinta-feira (22), um dia após o Senado Federal aprovar o nome do advogado para ocupar a vaga deixada pelo ministro aposentado Ricardo Lewandowski. 

Rosa e Zanin se reuniram por cerca de 40 minutos durante o intervalo da sessão plenária de ontem (22). Logo após, eles se encontraram com os demais ministros do Supremo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Corte, o futuro ministro também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre o funcionamento de seu gabinete.

O nome de Cristiano Zanin foi aprovado por 58 votos a 18 no plenário do Senado na quarta-feira (21). Ao longo do dia, por cerca de oito horas, o advogado foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. Logo após a aprovação, todos os ministros parabenizaram o novo colega.

Zanin tem 47 anos e foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 1º. A indicação foi elogiada pela comunidade jurídica. O advogado é conhecido principalmente por ter atuado na defesa do petista em processos da “lava jato“.

Fonte: ConJur