Cinco prefeitos das maiores cidades que estiveram presentes em eventos com o presidente Lula. Foto: Reprodução/Instagram

A vinda do presidente Lula ao Ceará mobilizou diversos políticos do Estado, entre deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos. De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, baseado nas informações que gestores municipais fizeram em suas redes sociais, das 10 maiores cidades cearenses, apenas três não enviaram seus prefeitos ou representantes.

O caso mais emblemático foi o de Fortaleza, em que o prefeito Sarto afirmou ter sido convidado, mas que não compareceria, visto que estaria gripado, ainda que tenha estado em solenidade pública na noite anterior, ao lado de muitos moradores da região da Praia do Futuro. O vice-prefeito, Élcio Batista, não estava em Fortaleza, e o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT), representou o chefe do Executivo em solenidades públicas durante todo o dia.

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, também não compareceu ao evento com Lula. Em 2022, ele foi um dos gestores cearenses a declarar voto em Jair Bolsonaro no segundo turno da campanha presidencial. O chefe do Executivo de Iguatu, Dr. Ronald Bezerra foi outro que esteve ausente da solidade. Assim como Silveira, não justificou ausência no encontro.

Outros cinco prefeitos compareceram e dois enviaram representantes ao local. Um deles foi Vitor Valim, gestor do Município de Caucaia, que chegou a publicar foto ao lado da deputada federal Luizianne Lins (PT), a quem chamou de “amiga”, e do presidente do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Conin.  Zé Ailton Brasil, prefeito do Crato, recepcionou Lula em sua cidade, assim como Gledson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte, que recebeu o presidente no aeroporto com um busto de Padre Cícero.

Átila Câmara, do Maranguape, e Felipe Pinheiro, de Itapipoca, também compareceram ao evento em Fortaleza. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, não compareceu, mas esteve representado pelo deputado estadual Firmo Camurça (UB), e pela deputada federal Fernanda Pessoa (UB), que, inclusive, teve assento no palco montado para o evento.

Ivo Gomes, prefeito de Sobral, também não compareceu, mas a vice-prefeita do Município, a petista Cristiane Coelho, que é do PT, esteve representando a cidade.