Membros da Comissão: presidente; Lúcio Bruno (PDT), vice-presidente; Adail Júnior (PDT), vereadores Júlio Brizzi (PDT), Cláudia Gomes (PSDB), Tia Francisca (PL), Jorge Pinheiro (PSDB) e Gabriel Aguiar (Psol). Foto: Reprodução

A Comissão Temporária de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Ofertados Pela Enel, Cagece e Operadoras de Internet se reuniu na tarde desta terça-feira, 11, no Complexo das Comissões da Câmara Municipal de Fortaleza, para discutir a situação atual dos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e debater a Parceria Público-Privada prestes a ser firmada e como os seus termos trarão impactos aos fortalezenses.

O presidente da Comissão, vereador Lúcio Bruno (PDT), reforçou que apesar da Cagece não fazer parte das maiores reclamações efetuadas pela população, a prestadora de serviço foi chamada a apresentar informações sobre a PPP que em breve será implementada.

“Estamos fazendo essa reunião com a Cagece pois estamos prestes a ter uma PPP prestando serviço em nossa cidade. A nossa ideia é se anteceder e buscar informações de como isso se dará, quais as suas atribuições, quem irá fiscalizar, por exemplo. A Cagece é quem detém a concessão de água e esgoto na cidade de Fortaleza então estamos buscando informações sobre como se dará o processo em Fortaleza”, questionou o vereador

O diretor de Operação da Cagece, João Fernando Menescal, relatou que o processo de implementação da PPP começou a ser desenvolvida em 2015 dessa forma o serviço será ampliado à população. “Todo esse processo foi pensado e chegamos em uma concessão administrativa, que nada mais é que um contrato. A Cagece continua sendo o pilar do serviço e de contato com a população”, relatou o diretor evidenciando a meta de execução para o ano de 2033 é de 90% da rede de esgoto.

O diretor contou ainda que apesar de não ter uma empresa contratada para gerir as atividades pertinentes a Cagece em Fortaleza, já existe um cronograma de atividades, execuções e metas. João Fernando solicitou a sua equipe uma apresentação com todos os dados solicitados pelos vereadores.

“Logo que seja fechada a Parceria Público-Privada – PPP para Fortaleza, haverá uma reunião da empresa contratada com o Município”, disse João Fernando.

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL), um dos parlamentares que fazem parte da Comissão, atestou que essas Frentes propostas pela Casa são de prioridade aos cidadãos. “Estamos em processo de coletar opiniões, reclamações, propostas de livre acesso da população de Fortaleza. Temos que ter metas de saneamento pois têm comunidades que ainda não tem conexão com a rede pública de esgoto e essa PPP promete transferir esse serviço específico para uma empresa privada”, destacou Gabriel Aguiar.

Membros da Comissão: presidente; Lúcio Bruno (PDT), vice-presidente; Adail Júnior (PDT), vereadores Júlio Brizzi (PDT), Cláudia Gomes (PSDB), Tia Francisca (PL), Jorge Pinheiro (PSDB) e Gabriel Aguiar (Psol).

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza