Ministro Renan Filho recebeu ontem (1º) em seu gabinete os governadores do Ceará e Piauí, respectivamente, Elmano de Freitas e Rafael Fonteles, e o ministro Camilo Santana. Foto: Reprodução/ Twitter

Na última quarta-feira (1º), o ministro dos Transportes Renan Filho participou de diversas reuniões com autoridades do Estado do Ceará e do Piauí acerca da retomada de obras da Transnordestina que liga esses estados, como também o território de Pernambuco.

Em um encontro na sede do Ministério dos Transportes, Renan Filho esteve com Camilo Santana, ministro da Educação e ex-governador do Ceará, e Elmano de Freitas, atual chefe do Executivo cearense. De acordo com Camilo Santana, as autoridades debateram sobre mobilidade e obras importantes para os cearenses, como: a Transnordestina; a duplicação de trecho da BR116 e recuperação das rodovias federais.

Já na Câmara Federal aconteceu no período da tarde uma audiência com as bancadas do Ceará e do Piauí. Além dos governadores do CE e PI, e outras autoridades estiveram presentes cearenses, senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Augusta Brito (PT-CE), e os deputados federais José Guimarães (PT-CE), Célio Studart (PSD-CE), Luiz Gastão (PSD-CE) e José Airton Félix (PT-CE).

O governador do Piauí Rafael Fonteles, disse que estão trabalhando com foco na concretização de projetos que representam mais desenvolvimento mais emprego, renda e oportunidades. ”É o caso da Ferrovia Transnordestina, uma obra grandiosa que liga o sudeste do Piauí aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco, e que vai facilitar o escoamento de grãos e de minério de ferro, atraindo mais investimentos e gerando mais riquezas para nosso Estado. Essa ferrovia foi o tema de reuniões que tivemos hoje em Brasília, juntamente com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com as bancadas federais do Piauí e do Ceará. É uma conjunção de esforços para viabilizar a conclusão dessa obra tão importante para os dois estados e para o Nordeste como um todo. Fica aqui a confiança de que estamos no caminho certo!”, salientou Fonteles.

Transnordestina 

Em fevereiro deste ano, ocorreu uma reunião com os governadores desses estados articulam um projeto de retorno as obras juntamente com o Governo Federal.

A proposta prevê a construção de 1.753km de malha ferroviária nos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, além da recuperação de 585km do trecho que liga Cabo- PE a Porto Real do Colégio- AL. A Transnordestina será uma solução logística integrada para atender a região Nordeste, com foco no agronegócio e na indústria mineral.

”Se tivermos uma proposta capaz de dar mais agilidade para a conclusão da obra, mais cedo conseguiremos abrir portas para a chegada de investimentos dos setores. A riqueza que está na região só terá chances de se tornar fator econômico com a ferrovia”, declarou Wellington. O ministro ainda lembrou outras possibilidades de investimento na região, como siderurgia, mineração, logística, cimento e energia.

”Na reunião com os governadores do Nordeste, ficou estabelecido que a conclusão da Transnordestina é fundamental para o desenvolvimento da economia da região Nordeste. Desde então, estamos dialogando e buscando, juntos, soluções para acelerar a obra que trará mais empregos na sua construção e desenvolvimento para os nordestinos quando estiver concluída”, declarou o governador do Ceará.