O ato solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares.

Os desembargadores Abelardo Benevides Moraes e Heráclito Vieira de Sousa Neto tomaram posse, nesta última terça-feira (31/01), como presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), respectivamente, para o biênio 2023-2025.

Na mesma solenidade, a desembargadora Maria Edna Martins foi empossada como corregedora-geral da Justiça. O ato solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares.

O novo presidente assume o cargo em substituição à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que presidiu o Poder Judiciário no biênio 2021-2022. Em seu discurso, Abelardo Benevides Moraes ressaltou que deseja manter a parceria e a boa relação com todos que compõem a Justiça, buscando gerar um sentimento de identificação e pertencimento.

“Estou certo de que no desempenho de missão tão desafiadora, contaremos com o apoio de todos os pares, pois sabemos, todas e todos, que o ambiente de harmonia é favorável a que grandes objetivos sejam alcançados. A Gestão que se inicia buscará manter relacionamento franco, aberto e respeitoso com a magistratura e com os servidores. Somos cientes do empenho de cada um e procuraremos incentivar que sigam se dedicando diuturnamente a desempenhar com denodo suas atribuições. E mais que isso. Pretendemos trazê-los para mais próximo do Tribunal, a fim de que se sintam partícipes da própria administração”.

Antes da cerimônia, o desembargador Abelardo Benevides concedeu entrevista à imprensa. O novo chefe do Judiciário cearense falou sobre as prioridades da Gestão nos próximos dois anos, explanados também no discurso de posse.

Boas-vindas

Em sua fala de despedida, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira fez breve avaliação da sua Gestão.

“Muitas ações foram empreendidas, como as reformas e a construção de novos no Interior do Estado, ampliação da Esmec, a reconstrução da sede do TJCE, a criação do Núcleos Regionais de Custódia, o Plano Estratégico TJCE 2030”, elencou a magistrada.

Na oportunidade, a desembargadora deu as boas-vindas ao novo presidente do Tribunal, que exerceu a Vice-Presidência no biênio 2021-2022, e enalteceu as qualidades do desembargador.

“A experiência e o conhecimento do desembargador Abelardo Benevides, sua brilhante carreira na magistratura, é garantia de excelência nas atribuições que assume nesta data. Assim, faço votos de sucesso à nova Gestão, na certeza de que talento, compromisso e competência não faltam aos seus condutores”.

Parceria

O governador do Estado Elmano de Freitas elogiou as últimas gestões do TJCE e manifestou o desejo de aumentar ainda mais a colaboração entre os Poderes.

“Primeiro, eu fiquei muito feliz em ver o compromisso da nova Gestão com um Planejamento que é de todo o Judiciário. O Tribunal tem se destacado por realizar um Planejamento a longo prazo. As gestões demonstraram compromisso com esse Plano Estratégico e os resultados foram acontecendo: produtividade, diminuição do número de processos e melhor prestação dos serviços ao povo cearense, em um custo dos mais baratos do país. Efetivamente, vamos aumentar ainda mais a parceria para colaborar no fortalecimento do Poder Judiciário”, disse.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do governador do Ceará, a vice-governadora do Estado, Jade Afonso Romero; presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; comandante da 10ª Região Militar, general André Luiz Ribeiro Campos Allão; vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Ferreira Rolim; vice-presidente e corregedor-geral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; presidente do TRT-7ª Região, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia; desembargador Federal Roberto Machado; procurador-geral da Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; vice-presidente da OAB-CE, Cristiane do Vale Leitão; e defensora pública-geral do Estado, Elizabeth Chagas.

Fonte: TJCE