Algumas comissões já tiveram seus comandos definidos, como a CCJ, que permanece na presidência de Lúcio Bruno. Foto: CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza já elegeu metade dos presidentes das comissões técnicas permanentes da Casa Legislativa, respeitando a representatividade partidária. Outras eleições serão feitas a partir desta terça-feira (14) para definir o comando de todos os colegiados.

Uma das comissões que tem chamado a atenção, assim como tem sido na atual Legislatura, é a dos Direitos Humanos. Até o momento, somente a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) colocou seu nome como interessada no cargo. Em 2021, houve disputa entre a então vereadora Larissa Gaspar (PT) e Priscila Costa (PL), esta última chegando a ser eleita, mas o pleito foi considerado nulo. A petista ganhou a queda de braço ideológico.

Também será definido nesta terça-feira a presidência da comissão do Meio Ambiente. O vereador Gabriel Aguiar, do PSOL, que e biólogo, tem interesse no comando do grupo. Mas tudo indica que o colegiado ficará sob o comando de Márcio Martins, do PROS.

A comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa, continua sob a presidência de Lúcio Bruno, do PDT. O vice-presidente passa a ser o advogado Jorge Pinheiro, do PSDB. Já o Orçamento, Fiscalização e Administração Pública será comandado por Professor Enilson (Cidadania), tendo Eudes Bringel (PSB) como vice.

Luciano Girão (PP) presidirá a comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e terá Ana do Aracapé como vice. Pedro Matos (PL) foi eleito presidente da comissão do Desenvolvimento Econômico e Michel Lins (Cidadania) o vice-presidente. Julierme Sena, do União Brasil, comandará os trabalhos da comissão de Segurança Cidadã e Professor Enilson (Cidadania).

Outras comissões a serem definidas: Consumidor e Contribuinte, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura, Esporte e Juventude, Política Urbana e Meio Ambiente e de Saúde e Seguridade Social.

Conselho de Ética

A Casa já deliberou sobre os membros do Conselho de Ética. São eles: Cláudia Gomes (PSDB), Raimundo Filho (PDT), Luciano Girão (PSD),  Julierme Sena (UB), Danilo Lopes (Avante), Didi Mangueira (PDT) e Dr. Vicente (PT).

Já a comissão do Plano Diretor é composta por Paulo Martins (PDT), Emanuel Acrízio (PP), PPCell (PSD), Lúcio Bruno (PDT), Marcelo Lemos (UB), Professor Enilson (Cidadania), Márcio Martins (PROS), Didi Mangueira (PDT) e Adriana Nossa Cara (PSOL).