Na capa do Uol, uma pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo), destaca o ranking dos portais de transparência dos governos estaduais e das prefeituras de capitais brasileiras. O Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará está na sexta colocação, atrás do Paraná, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Paraíba. A pesquisa foi feita pelo Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público (Netacip) da Faculdade de Direito da USP (FDUSP).

O trabalho avalia cada um dos portais pesquisados, no caso a unidade federada e a sua respectiva Capital. Em relação à Capital cearense, segundo está no site da Universidade de São Paulo “dentre os requisitos preenchidos pelo o portal da transparência de Fortaleza, o de maior destaque positivo corresponde ao modo como o site indica os locais de prestação de serviços públicos essenciais. De forma clara e muito informativa, há grande detalhamento dos tipos de serviço oferecidos, todos com descrição, requisitos, etapas, eventuais links para portais especializados, número
de contato, tempo médio de atendimento, horário de atendimento, órgão responsável, endereço e mapa interativo do local”.

E prossegue: “De regra, devido à clareza da estrutura do portal, as informações foram adquiridas em um curto espaço de tempo e com poucos cliques. Um aspecto louvável do município de Fortaleza e que pode ser replicado em outros lugares do Brasil é a ferramenta denominada de “Fortaleza Digital”. Esse site, associado ao portal da transparência, consolida todos os serviços públicos digitais da prefeitura, facilitando tanto a procura quanto a execução deles. De forma intuitiva, a plataforma viabiliza a prestação desses serviços a partir de um único lugar, reduzindo a burocracia institucional. Contudo, conforme abordado ao início, o portal apresenta um ponto negativo que merece ser resolvido, que é a ausência de uma ferramenta de busca.

Diferente do que foi descrito em relação ao Portal da Transparência da Prefeitura de Fortaleza, o registro da avaliação sobre o Portal do Governo do Estado do Ceará, começa afirmando que o “maior ponto negativo do site é a ferramenta de busca, pois apresenta muita imprecisão no resultado e traz informações não trabalhadas, de forma que parece pressuposto que o internauta tenha algum tipo de prévio conhecimento da informação disponibilizada”.

E prossegue, “mesmo com o uso de palavras-chave, a ferramenta de busca do site não cumpre um mínimo razoável para apresentar as informações de fato buscadas pelo internauta. Nisso, é importante que o internauta tenha um conhecimento prévio de onde poderia estar localizada a informação, pois o resultado da ferramenta é apresentado em “repartições” de “resultados equivalentes” nas abas do site (e, nesse ponto, destaca-se que não são mostrados resultados em ordem de pertinência”.