Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, amanhã, em sessão especial, julgam o parecer da conselheira Soraia Victor sobre as contas do Governo do Estado do Ceará, referentes ao último ano da administração Camilo Santana. O parecer que for aprovado pelo TCE será encaminhado para a Assembleia Legislativa para os deputados, julgarem as contas de Governo referentes ao exercício de 2021. O julgamento das contas é um ato político, apesar de os deputados, com o parecer do TCE, ter todas as informações técnicas sobre a aplicação dos recursos públicos estaduais do ano passado.

Além de emitir parecer técnico sobre as contas de Governo da administração estadual, os conselheiros do Tribunal de Contas, em outros momentos, julgam as contas de Gestão, aquelas de responsabilidade dos secretários estaduais. Cada secretário presta contas de sua gestão e essas contas são julgadas pelos conselheiros. Neste ano, houve atraso no exame das contas de Governo pelo fato de uma emenda constitucional, aprovada pela Assembleia, no ano passado, sob alegação de dificuldades causadas pela pandemia do Coronavírus, ter elastecido o prazo de apresentação das contas pelo governo do Estado, que antes era sessenta dias após a abertura do ano legislativo.

Hoje estamos chegando à publicação de número 25 mil e um total de 1.882.690 visualizações, segundo documento do Google Analytics. É um momento para agradecer a todos os nossos internautas